Os Jogos e Brincadeiras
Por: HamandaPereira • 6/6/2020 • Trabalho acadêmico • 707 Palavras (3 Páginas) • 170 Visualizações
Para essa atividade será utilizada a brincadeira de pular elástico, que pode ser ministrada em 3 aulas de 50 minutos, onde os primeiros 15 minutos iniciais será para uma roda de conversa inicial, e os outros 35 minutos para a realização da atividade/brincadeiras.
Podemos escolher o jogo pular elástico, como proposta de trabalho nas três dimensões:
O público alvo desta atividade será os alunos do 2º ano do ensino fundamental, e poderá ser desenvolvida ao ar livre ou em locais fechados ( sala de aula, quadra, ruas, casas), é utilizada é 2 metros de elástico de costura para cada grupo de seis alunos, caixa de som, e cadeiras de madeira.
Primeira aula: Iniciamos conhecendo a origem dessa brincadeira e o material que utilizaremos para brincar, posterior vamos dividir a turma em 4 grupos de 6 alunos, onde dois alunos irão ficar parados e esticando o elástico com as pernas e os outros dois irão pular e os dois irão aguardar a dupla anterior errar , pisando no elástico para pular. Nesta aula será ensinada a brincar de corda coletivamente.
Segunda aula: Iniciamos neste aula com uma roda de conversa e recordamos o que aprendemos na aula passada, neste aula vamos aprender como podemos brincar de corda individualmente, vamos precisar de 2 cadeiras de madeiras e afastar ela a mais ou menos 1 metro e meio e depois vamos passar o elástico nas “pernas” das cadeiras e vamos pular. Neta atividade vamos aprender que é possível pular corda sozinhos, quando não temos nenhum colega para brincar com a gente.
Terceira aula: Iniciamos relembrando o que aprendemos nas aulas anteriores, e nesta aula vamos aprender várias formas de pular elástico e vamos fazer uma competição, será da seguinte forma:
Para pular Elástico existem sequencias para se brincar, como por exemplo:
1. Pular no meio do elástico com os pés juntos.
2. Pular em cima dos dois lados do elástico ao mesmo tempo.
3. Pular afastando as pernas (para que os dois lados do elástico fiquem entre suas pernas).
4. De frente para o elástico, prendê-lo no dorso dos pés, e pular sobre o outro lado do elástico, “cruzando”.
5. Retornar (desfazer todos os pulos).
O objetivo é executar uma sequência de saltos sem errar (essa sequência pode ser criada e divertida), passando por todas as etapas: tornozelos, joelhos, coxa, cintura e ombros. Ganha quem executar a sequência em todos os níveis sem errar. Se errar passa a vez para o próximo.
E em todas as aulas será utilizado musicas animadas para deixar nossas aulas ainda mais divertidas.
Dimensão conceitual: Surgiu na Idade Média e foi uma grande moda nos anos 80. O Pular Elástico é uma daquelas brincadeiras antigas, com origem na cultura africana. Foi muito popular na década de 80. Os séculos foram se passando, mas a tradição de pular elástico ainda permanece.
A várias formas de variações da brincadeira de pular elástico, como pular dentro e fora, pular com um pé só, pular e pisar com elástico, pular e levantar o elástico com as pernas enfim diversas variações de pular elástico.
Dimensão procedimental: Habilidades desenvolvidas com esse jogo: coordenação motora, agilidade e lateralidade. A criança desenvolve o trabalho em equipe, cooperação, atenção, equilíbrio e velocidade. O professor desenvolve o jogo de maneira original e depois suas variações: pular com um pé só, pular e pisar no elástico, pular e levantar o elástico, pular e sair com pernas abertas sem encostar no elástico, aumentando a dificuldade da brincadeira.
...