PAPEL DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: agner7 • 26/5/2019 • Trabalho acadêmico • 10.818 Palavras (44 Páginas) • 257 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE SÃO ROQUE
PEDAGOGIA
ANDRÉIA DA SILVA ALVES
O PAPEL DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANALISE DO VALOR DO BRINCAR, NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, NA APRENDIZAGEM INFANTIL
SÃO ROQUE/SP
2015
ANDRÉIA DA SILVA ALVES
O PAPEL DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANALISE DO VALOR DO BRINCAR, NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, NA APRENDIZAGEM INFANTIL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque.
Orientadora: Rejane Zenebre de Brito
SÃO ROQUE/SP
2015
O PAPEL DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANALISE DO VALOR DO BRINCAR, NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, NA APRENDIZAGEM INFANTIL
ANDRÉIA DA SILVA ALVES
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque, pela seguinte banca examinadora.
__________________________________________________
Orientadora: Rejane Zenebre de Brito
__________________________________________________
1º Examinador:
__________________________________________________
2º Examinador:
São Roque ____/___/___
Dedico este trabalho a Deus, ao meu marido e meu filho, que sem o apoio deles este trabalho e muitos dos meus outros sonhos da minha vida não se realizariam.
AGRADECIMENTOS
Agradeço as pessoas que me incentivaram a concluir este curso;
Aos meus familiares, por todos esses anos de companheirismo em todos os momentos da minha vida, agradeço também aos meus amigos que me sugeriram o curso e, finalmente agradeço a todos que me deram força nos momentos difíceis que me colocaram para cima com gestos simples como um simples sorriso e uma palavra de incentivo, e me deram força para que meu sonho se tornasse realidade.
Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.
(Carlos Drummond de Andrade)
RESUMO
O objetivo deste trabalho é de mostrar a real importância que a brincadeira faz no desenvolvimento infantil. A criança que participa das mais diversas brincadeiras na escola desenvolve as percepções, os movimentos e ensina os alunos a interagir com os demais amiguinhos da sala de aula, a conviver com derrotas e até mesmo com as vitórias. Na brinquedoteca estas interações aparecem momentaneamente, pois é o local onde todas as crianças estão concentradas e felizes, pois é um momento em que exige dos participantes, atenção, disciplina, interação, raciocínio para fins de desenvolvimento estratégicos. Este trabalho tem a finalidade de mostrar cientificamente todo o processo de desenvolvimento integral do ser humano, a historia do brincar e o local apropriado para as brincadeiras, a brinquedoteca. Os embasamentos teóricos foram de grande importância para o desenvolvimento deste trabalho pois contribuiu e contribuirá bastante no futuro educacional no processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Brincar, desenvolvimento, cognitivo, brinquedoteca.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 9
CAPÍTULO I 11
1 O BRINCAR E SUA EVOLUÇÃO 11
1.1 O DIREITO DE BRINCAR ASSEGURADO PELA LEI 11
CAPÍTULO II 18
2. O SURGIMENTO DA BRINQUEDOTECA NO BRASIL 18
2.2 FORMAÇÃO DE BRINQUEDISTA 21
CAPÍTULO III 24
3.O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DA INFANTIL 24
CONSIDERAÇÕES FINAIS 37
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 38
INTRODUÇÃO
O brincar deve ser entendido como uma necessidade vital da criança, capaz de contribuir para seu desenvolvimento global, de forma plena e harmoniosa. Através dele, a criança torna-se criativa, aprende e apreende acerca de si e do mundo à sua volta, lida com seus próprios sentimentos e emoções e os das outras pessoas, estabelece relações entre o imaginário e a realidade e constrói uma ponte entre o seu próprio ser e o mundo de significados e objetivos.
O brincar é tão importante na infância, que é assegurado como um dos direitos da criança no Estatuto da Criança e de Adolescente (ECA), em seu artigo 16, que trata dos aspectos ligados ao direito de liberdade, no parágrafo IV, que se refere ao direito de “BRINCAR, PRATICAR ESPORTES E DIVERTIR-SE.” (Ministério da Saúde, 1991).
O brincar é uma forma de a criança se expressar e se revelar, é uma linguagem que ela usa e entende, exprimindo, através dele, o que dificilmente seria dito em palavras. Para Freud, citado em BETTELHEIM (1989, p. 165): “a brincadeira é a “estrada real” para o mundo interno consciente e inconsciente da criança”.
Por intermédio da brincadeira, a criança constrói e encara o mundo em que vive e demonstra quais os problemas e preocupações que ocupam sua mente. A brincadeira é caracterizada por ser uma atividade livre de regras, a não se aquelas determinadas pela própria criança; é envolta em fantasia, em imaginação e é um objetivo em si mesmo; ao contrário do jogo, que geralmente é competitivo, possui regras extremamente determinadas e um objetivo a ser alcançado, qual seja, o de ganhar.
O brincar é um processo que em si mesmo, abrange uma variedade de comportamentos, motivações, oportunidades, práticas, habilidades e entendimentos.
...