PDDE - PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
Por: luceborges • 7/12/2017 • Projeto de pesquisa • 835 Palavras (4 Páginas) • 972 Visualizações
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
VANDERLUCE BORGES DA SILVA
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
PLANALTINA DE GOIÁS, 13 JUNHO DE 2017.
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
VANDERLUCE BORGES DA SILVA
PDDE - PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa Formação pela Escola - FNDE, como requisito parcial para conclusão do Módulo PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola.
Orientação: Sávio Roberto Araújo de Gois
Multiplicadora: Leila Marciano de Jesus
PLANALTINA DE GOIÁS, 13 JUNHO DE 2017.
INTRODUÇÃO
Em 1995 o Ministério da Educação (MEC) implantou o PDDE- Programa Dinheiro Direto na Escola tendo como objetivo garantir uma assistência financeira às escolas públicas - Municipais, Estaduais e do Distrito Federal e até escolas privadas mantidas por entidades sem fins lucrativos e polos presenciais da Universidade Aberta do Brasil (UAB) que oferecem formação continuada a profissionais da Educação Básica. Foi criado com o intuito de elevar o nível de qualidade de modo que a criança possa permanecer em uma instituição com recursos didáticos- pedagógicos e profissionais bem instruídos, garantindo oportunidades educacionais com objetivo em diminuir as desigualdades sociais.
Para receber esse recurso é necessário que as escolas tenham uma conta bancaria e assim serão creditados diretamente o valor correspondente a realidade da escola, pois o valor é realizado de acordo com o tipo de escola e quantidade de alunos matriculados. O recuso servira para a melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas. O dinheiro do programa pode ser utilizado na aquisição de material permanente, na realização de pequenos reparos, adequações, manutenção, na aquisição de material de consumo e em projetos pedagógicos de acordo com suas categorias econômicas.
Sugere-se reunir a Comunidade Escolar para juntos buscarem soluções, com a finalidade de ampliar a autonomia da gestão na prática e admissibilidade na utilização da verba que corresponda de maneira eficiente às necessidades da Escola
SUJEITOS ENVOLVIDOS:
- Conselho Escolar;
- Gestores;
- Professores;
- Funcionários;
- Secretário Escolar;
- Tesoureiro;
- Representantes da comunidade escolar.
PROBLEMA:
Infelizmente existe uma grande problemática em relação ao PDDE,relacionada ao baixo valor dos recursos de custeio e de capital, recursos são poucos principalmente nas instituição que ofertam a Educação Infantil.
Infelizmente a comunidade escolar assim como muitos órgão públicos, associações, não conseguem realizar uma boa socialização entre seus membros e assim muitas vezes desconhece as regras para o uso dos recursos e como devem ser destinados, quando e quanto à instituição é beneficiada com os recursos do PDDE.
Essa falta de interesse e de instrução leva na maioria das vezes os representantes da Conselho Escolar, Secretários, Tesoureiros e outros representantes, principalmente do segmento de pais assinarem papéis sem nem mesmo verificar a veracidade de determinada nota o que e porque estão assinando, e assim não percebem que estão contribuindo para o aumento da desigualdade social e o mal uso da verba pública destinada a melhoria do Ensino
...