Programa Dinheiro Direto na Escola
Por: 28041974 • 27/6/2015 • Artigo • 783 Palavras (4 Páginas) • 510 Visualizações
Curso: Programa Dinheiro Direto na Escola
Cursistas: Flávia Lúcia Silveira Forte
Letícia Matos da Silva
Maria Nazarete Pereira Ramos
Tutora: Alcionéia Teixeira
Data: 30 de outubro de 2014.
Compartilhando Responsabilidades
Transparencias dos Gastos Públicos
Sujeitos: Comunidade escolar:
* Alunos;
* Pais;
* Professores;
* Equipe técnica e administrativa;
* Funcionários;
* Palestrantes convidados.
Problema:
Compra de materiais pedagógicos, manutenção do prédio... A listade gastos de uma escola é grande e é preciso ter sempre dinheiro em caixa. O que acontecia até 1995 - quando surgiu o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - é que os recursos federais chegavam às escolas por meio de convênios com municípios e estados, que mediavam as compras e a contratação de serviço.
O PDDE permitiu que a escola pública passasse a receber o dinheiro sem intermédios, possibilitando aos gestores decidir, com a equipe e a comunidade, como a verba deve ser usada.
Porém percebemos que a comunidade escolar possui poucas informações que diz respeito aos recursos financeiros a serem investidos em educação.
É necessário centralizar informações sobre a cultura do conhecimento e ter um maior interesse pela gestão e fiscalização dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) afim de coibir e prevenir contra possíveis fraudes.
Entende-se que os envolvidos devem interar-se dos objetivos do programa, participando do projeto, tendo um novo olhar sobre as politicas públicas.
Objetivo Geral:
* Proporcionar a comunidade escolar conhecimento sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola, visando capacitar e fortalecer o processo de participação de todos os envolvidos no contexto educativo.
Objetivo Específico:
* Apresentar a comunidade escolar a importância do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE);
* Passar informações sobre a aplicabilidade e prestação de contas dos recursos do Programa Dinheiro na Escola (PDDE);
* Estabelecer uma maior e mais efetiva participação da comunidade escolar nas prioridades a serem atendidas pelo programa.
Estratégias:
Através de palestras, à comunidade escolar, fazer a exposição da legislação que rege o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
Procurar esclarecer a necessidade da participação efetiva de todos os envolvidos no processo educativo, para que a gestão democrática seja uma realidade no cotidiano escolar.
...