PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
Por: Eliane Esteves Tavares • 27/3/2016 • Artigo • 3.952 Palavras (16 Páginas) • 677 Visualizações
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
A IMPORTÂNCIA DA COMUNIDADE NA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PDDE
MICHELI ANGELICA CAMPANER
ROLÂNDIA
2016
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
A IMPORTÂNCIA DA COMUNIDADE NA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PDDE
Trabalho final de conclusão do Curso Competências Básicas no âmbito do Programa Formação pela Escola.
MICHELI ANGELICA CAMPANER
ROLÂNDIA
2016
RESUMO
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), contribui para o desenvolvimento da unidade de ensino, tanto na infraestrutura como na aquisição de materiais pedagógicos, pois quando a instituição escolar é beneficiada com este recurso, ela ao executar sua proposta de aplicação da verba recebida, destina uma porcentagem para recurso de custeio e recurso de capital. Para definir a porcentagem que irá aplicar a cada um, deve reunir os membros da unidade escolar: pais, professores, equipe gestora, Associação de Pais Mestres e Funcionários (APMF), Conselho Deliberativo e Fiscal, enfim todas as instâncias que fazem parte da instituição de ensino que têm o dever de fiscalizar e decidirem juntos onde, como e por que aplicar este dinheiro. Após esta decisão, é preciso diálogo constante entre comunidade escolar, tanto interna como externa. Sendo que ambas devem saber como estão sendo realizados os orçamentos, as compras de tais materiais. Sendo assim, a transparência ao movimentar o dinheiro do PDDE é importante para que fraudes sejam extintas. Neste viés, o presente artigo tem o intuito de analisar como deve ser realizada a prestação de contas e de destacar como a participação da comunidade escolar é fundamental, pois o PDDE visa fortalecer esta participação, já que a gestão democrática é mencionada com ênfase dentro do programa.
Palavras chave: Prestação de Contas. Participação da Comunidade. Gestão Democrática.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................................................05
2. O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA..............................................07
2.1 Sujeitos.........................................................................................................07
2.2 Problema.......................................................................................................07
2.3 Objetivos.....................................................................................................07
2.3.1 Geral......................................................................................................07
2.3.2 Específicos...........................................................................................08
2.4 Estratégias...................................................................................................08
3. O PDDE E A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR..................................................................................................................09
4.CONCLUSÃO.........................................................................................................16
5. REFERÊNCIAS......................................................................................................17
6. ANEXO...................................................................................................................18
6.1Anexo A- Atividade Final...............................................................................19
INTRODUÇÃO
A educação está diretamente relacionada às políticas públicas por ser um dos elementos necessários ao desenvolvimento do país. Assim, políticas educacionais que garantem e sustentam os sistemas de ensino são imprescindíveis à qualidade nas escolas. Para tanto, o financiamento das ações da escola pública é um dos fatores bastante discutido no cenário educacional, pois o gerenciamento dos recursos financeiros na educação pelas escolas representa um avanço na política educacional do Brasil.
A gestão financeira dos recursos públicos nas escolas traz na sua essência a exigência de que o planejamento, acompanhamento e controle do uso dos recursos sejam realizados com a participação da comunidade escolar, dando visibilidade aos processos educativos. Porém, na realidade da maioria das escolas, percebe-se que elas adotam uma contabilidade informal no que se refere à captação e gestão dos recursos próprios, ou seja, não seguem um procedimento padronizado. Já o planejamento e a aplicação dos recursos públicos, bem como as respectivas prestações de contas, seguem normas regulamentadas pelas mantenedoras.
Portanto, a gestão dos recursos financeiros na escola pública deve, de forma sistemática e responsável, atender aos princípios da legislação do direito público e a escola precisa envolver toda a comunidade escolar para o gerenciamento das verbas e desenvolvimento de ações educativas efetivas capazes de melhorar a oferta do ensino público.
Muitas são as razões para
...