Pedagogia e teoria da educação: referências preliminares.”, com enfoque na concepção analítica
Por: japasayuri • 13/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.253 Palavras (6 Páginas) • 995 Visualizações
Trabalho sobre concepção de educação, referente ao texto “pedagogia e teoria da educação: referências preliminares.”, com enfoque na concepção analítica.
A concepção de educação se divide em cinco tendências:
- Concepção Humanista Tradicional
- Leiga
- Religiosa
- Concepção Humanista Moderna
- Concepção Analítica
- Concepção Critico-reprodutivista
- Concepção Dialética ou Histórico-critica
Concepção analítica
A concepção analítica é dada pela compreensão, partes para chegar a um todo, apoia-se na busca pela execução lógica com base na fragmentação do conteúdo, obedecendo a uma série sistematizada de exercícios e tarefas para que ocorra o processo de aprendizagem.
Durante a década de 70, a tendência tecnicista cresceu com características próprias, passando a ser considerada a Pedagogia Oficial, sendo notória nas bibliografias adotadas nos concursos públicos para atuação no magistério, também as publicações pedagógicas tecnicistas obtiveram um aumento considerável.
- Filosofia analitica da educação- entendida como análise da linguagem educacional (análise lógica)
- Não explica e nem analisa o fenômeno educativo, ou orienta a prática pedagógica.
- Behaviorismo filosófico- teoria que se preocupa com o sentido dos pensamentos e das concepções, baseado na ideia de que estado mental e tendências de comportamento são equivalentes, melhor dizendo, as exposições dos modos de ser da mente humana é semelhante às descrições de padrões comportamentais.
- Pressupostos- objetividade, neutralidade, positividade do conhecimento.
- "O positivismo é uma corrente filosófica iniciada por Augusto Comte que propõe que somente os conhecimentos baseados em fatos observáveis podem ser considerados reais; e as leis que regem os fenômenos podem ser apreendidas por meio da observação e do raciocínio. O positivismo redunda no cientificismo: o método científico (a observação e experimentação) passa a ser estendido para outros campos do conhecimento e da atividade humana. Aplicando-se o positivismo ao estudo do comportamento humano, temos as concepções deterministas, que aplicam ao comportamento as mesmas leis invariáveis que regem os fenômenos naturais (ARANHA, 1996)."
- Teoria da educação tecnicista- o ser humano é visto como produto do meio, resultado das influências culturais e sociais a que está submetido e passível de controle pela educação.
- Pratica pedagógica tecnicista / organização racional dos meios.
- Os conteúdos estavam embasados na objetividade do conhecimento e os métodos eram programados passo-a-passo, com uso de livros didáticos, principalmente.
- O diálogo entre professor e alunos era apenas técnica, com o intuito de transmitir o conhecimento de maneira eficaz.
- A avaliação estava pautada na verificação formal, analisando a realização dos objetivos propostos.
- Este tipo de pedagogia ainda é vista nos dias de hoje em muitos cursos, onde nota-se forte utilização de manuais didáticos, permanecendo o caráter instrumental e técnico.
- Forte influência a partir do regime militar
- Teoria do capital humano
- prega que é necessário a avaliação do contexto, pois a palavra solta não possui critérios pré-determinados.
- Inovar significa buscar outros meios para complementar ou substituir os tradicionais.
Concepção humanista tradicional
- Visão essencialista de homem. O homem é constituído por uma essência imutável, cabendo a educação conformar-se à essência humana ( tomismo e do neotomismo)
- Duas vertentes:
- Vertente religiosa - raízes na idade média, racionalismo aristotélico
- a educação serve para atingir a perfeição humana
- o homem feudal é totalmente submisso a
religiosidade
- Vertente leiga - instrumento de consolidação da hegemonia burguesa( sistemas públicos de ensino obrigatório e gratuito)
- 5 passos: preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação.
- objetividade de analise
- sistematização do método de ensino
Concepção humanista moderna
- Visão de homem centrada na existência, na vida, na atividade. A existência precede a essência. A natureza humana é mutável determinada pela existência. ( Pragmatismo, Vitalismo, Historicismo, Existencialismo, Fenomenologia)
- Preponderância do psicológico pelo lógico
- Lógica burguesa meritocrática
- Leva em consideração as diferenças dos indivíduos
- Início do desenvolvimento das ciências à lógica
- Busca apoio nas ciências
- Orientada pelos princípios da Pedagogia Nova
SAVIANI, D. Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.
Concepção Crítico-reprodutivista
- Na escola, ou em qualquer ambiente que se pretenda educativo, as ideias dominantes serão aquelas que favoreçam ou atendam os interesses capitalistas. Estando a escola inserida em um contexto socioeconômico definido, ou seja, fazendo ela parte de uma sociedade capitalista, de classes, onde dominantes exploram dominados, há que se supor que a educação ali promovida acaba por refletir o ideal político dominante naquela sociedade. Os críticos-reprodutivistas, acreditam portanto, que a escola formal exerce o papel de reprodutora da sociedade de classes, reforçadora do modo de produção capitalista e, por isso mesmo, repressora, autoritária e inculcadora da ideologia dominante.
- A visão Crítico-reprodutivista, pretende fazer uma educação dominante quando evidencia as funções reais na politica educacional, que entretanto eram acobertadas pelo discurso político pedagógico social.
In:_____ ARANHA, Maria Lúcia de A. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.
Concepção Dialética
Dialética pode ser entendida como a teoria das leis gerais do movimento, do
desenvolvimento do mundo e do conhecimento humano. Ou seja, a filosofia dialética
...