Pediculose na Educação Infantil
Por: Mraiff • 18/12/2019 • Trabalho acadêmico • 2.287 Palavras (10 Páginas) • 281 Visualizações
INSTITUTO COLÔNIA DO SABER
MICHELE RAIFF DA SILVA RODRIGUES
PIOLHOS – COMBATE E PREVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Rio de Janeiro/2019
INSTITUTO COLÔNIA DO SABER
MICHELE RAIFF DA SILVA RODRIGUES
PIOLHOS – COMBATE E PREVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de Conclusão de Curso TCC –
Curso de Formação de Professores.
Tutor: Patrícia Padilha
Rio de Janeiro/2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .......................................................................................... 04
DESENVOLVIMENTO ................................................................................ 05
PROJETO ....................................................................................... 05
Justificativa
Objetivos
Atividades
Estratégias
Acompanhamento
Avaliação
APLICAÇÃO .................................................................................... 09
1º dia
2º dia
3º dia
CONCLUSÃO ........................................................................................... 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS
INTRODUÇÃO
O projeto Piolhos – Combate e prevenção na Educação Infantil foi aplicado no Espaço de Desenvolvimento Infantil Professor Rubem Gonçalves, no período de 09/12/2019 a 11/12/2019. A escola faz parte da rede municipal do Rio de Janeiro, conta com 280 alunos, divididos em 14 turmas (uma turma de Maternal I, três turmas de Maternal II, cinco turmas de Pré escola I e cinco turmas de Pré escola II). A escola situa-se na Estrada Aterrado do Leme S/Nº, Jesuítas, Santa Cruz, Rio de Janeiro.
A comunidade escolar atendida na unidade é muito carente, pois o sub-bairro de Jesuítas possui um grande número de moradores do “Projeto Minha casa, minha vida”, que anteriormente viviam em comunidades carentes e em áreas de risco. Em sua maioria, são pessoas muito simples, com dificuldades financeiras, beneficiárias de Bolsa família e muitas destas famílias são compostas apenas pela mãe e seus filhos. A maioria da comunidade não concluiu o ensino fundamental e suas atividades profissionais são de caráter informal, sem registro em carteira de trabalho.
Devido a quantidade de alunos que estavam enfrentando problemas com piolhos, as diversas tentativas de conversas, bilhetes, encaminhamentos médicos para que os pais realizassem o procedimento adequado para combater o problema e recebendo como retorno a falta de interesse por parte deles, foi que decidi trabalhar este tema tão delicado, porém necessário. Antes do projeto, tivemos uma aluna que a mãe pediu que não penteássemos mais o cabelo da criança na unidade, porque a criança chorava muito para desembaraçar os cabelos, fato que nunca aconteceu. Quando na verdade, o que a mãe não queria é que percebêssemos as feridas causadas pela quantidade excessiva de piolhos na criança. Esta foi encaminhada ao médico e afastada do convívio escolar por um período.
O projeto foi aplicado na turma Maternal I, turma em que tive o privilégio de também fazer o meu estágio. A turma EI 21 é formada por 25 alunos com idades entre dois e três anos, em sua maioria meninos. É uma turma agitada, porém muito interessada com as atividades propostas pelos professores. Com este projeto não foi diferente: eles se entusiasmaram com as atividades, ouviram as informações passadas e demonstraram bastante interesse durante a execução das atividades.
DESENVOLVIMENTO
- PROJETO
- Justificativa
O tema Piolhos na Educação Infantil foi escolhido por se tratar de um problema que ocorre em todas as instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas. Devido a constante presença desses parasitas na educação infantil, por conta do contato direto das crianças durante suas interações e também durante o sono por compartilharem as mesmas roupas de cama, considero importante que os alunos e responsáveis tenham conhecimento sobre como combater e prevenir estes “visitantes indesejáveis”. Segundo o biólogo Júlio Vianna Barbosa da Fundação Oswaldo Cruz, os piolhos (nome científico Pediculus humanus) na fase adulta vivem cerca de 30 dias e as fêmeas produzem nesse período, de 150 a 300 ovos. É necessário que tenhamos uma atenção especial para este problema, pois casos de infestações mais graves podem trazer sérios problemas para a saúde das crianças.
- Objetivos
- Objetivo Geral
Elaborar um projeto que colabore com a diminuição dos casos de pediculose em uma turma de Educação Infantil.
- Objetivos específicos
- Saber qual o conhecimento prévio das crianças sobre piolho;
- Explicar para as crianças o que é o piolho;
- Explicar o ciclo da vida do piolho para as crianças;
- Mostrar quais são as formas de transmissão do piolho;
- Apresentar as ferramentas para que o piolho seja combatido e/ou controlado.
- Referencial Teórico
O trabalho será realizado tendo como base teórica as entrevistas do biólogo Júlio Vianna Barbosa, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz).
- Atividades
Plano de Aula (Primeiro dia do Projeto)
Turma: Maternal I Duração: 30 minutos
Tema: Vamos falar sobre piolho?
Objetivos:
Verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre piolhos;
Apresentar um piolho verdadeiro aos alunos;
...