Pluralidade e multiculturalismo
Por: fereneto • 23/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.207 Palavras (5 Páginas) • 395 Visualizações
Pluralidade cultural e Multiculturalismo
Discutimos acerca da pluralidade cultural e multiculturalismo quando entende-se que a sociedade possui heterogeneidade de culturas, grupos, etnias, entre outros.
Na cultura brasileira percebe-se em meio a um mesmo país, diversas e riquíssimas culturas. Esta definição remete-se ao Multiculturalismo.
Percorrendo es estados e regiões, nota-se a grande diferença social, intelectual, governamental, mistura de raças, credos, folclores, música, costumes, hábitos, linguajar, mesmo sendo pertencentes a uma mesma pátria. Toda essa heterogeneidade, deve-se à colonização, com a grande imigração, diferenciados grupos puderam ter contato, conviver e procriar (ou não). Porém esta diferença entre estes mesmo grupos, acarretou e acarreta até os dias de hoje em discriminação, preconceito, bullyng, etc.
A escola é peça fundamental , responsável por incutir nos alunos a consciência , tolerância, respeito e igualdade de direitos, fazendo com que sejam agentes de uma “Cultura de Paz” e conscientes em seus direitos e deveres.
Deve-se à priore compreender o Brasil ( e os demais países) em sua pluralidade cultural e multiculturalismo como um todo, historicamente desde os primórdios até os dias atuais. Como por exemplo, sabermos o que representou a experiência da escravidão para os negros e os índios; o motivo da imigração de tantas famílias naquela época e o que faz com que até os dias de hoje, muitas famílias internamente ainda se desloquem , mudando totalmente de cenário, deixando para trás a parentela, território, cultura, história, tradição, trabalho, enfim... e como garantem sua sobrevivência em um novo território dotado de novas culturas e experiências desconhecidas.
É o que trata os temas transversais : meio ambiente, trabalho, consumo, interrelação entre culturas, etc.
Com base nisso, conclui-se que multiculturalismo é o termo que define a existências de muitas culturas numa mesma região, estado, ou país. Mesmo sendo, muitas vezes denotada como uma ameaça para a identidade de um país, estima-se que apenas 10 a 15% dos países sejam homogêneos ( etnicamente falando ) .
Listamos pontos principais de aspectos diferentes entre pluralidade cultural e multiculturalismo:
-Denominamos Pluralidade Cultural, variáveis como : diferenças sociais, tecnológicas, econômicas, morais, histórias e físicas, como cor dos olhos, cor da pele, tipo de cabelo , nariz, boca, etc.
-No Multiculturalismo citamos o exemplo do Canadá e da Austrália, que em ambos são utilizados dois dialetos.
-Desde que o homem conseguiu se locomover, viajar, percorrer o mundo, surgiu a Pluralidade Cultural, gerando assim uma evolução no planeta, novas organizações culturais, religiosas e até mesmo políticas, mas ao mesmo tempo gerando muitos conflitos, discórdias e até mesmo guerras.
- Os modelos mais privilegiados de sociedade denotam seus opostos (diferentes) com o que julgam “certo e errado”, desejando padronizar a sociedade, reprimindo os que não lhes agradam, tentando incutir regras, impondo sua cultura, fazendo o contrário do que deveriam , acolhendo, compreendendo, convivendo.
Pluralidade Cultural e os Direitos Humanos
O Brasil , sendo um país de extrema complexidade plural, formado por diversas raças, cores, etnias, crenças, costumes, culturas, vem abordando o tema da Pluralidade Cultural, fundamentada na valorização tolerância, acolhimento, compreensão do diferente, aqueles que convivem no mesmo território.
Os direitos humanos vem nos dizer que todo e qualquer cidadão é dotado de direitos , dentre eles o direito de ser respeitado.
Respeitar não significa estar em concordância, ser conivente, ou aderir aos seus costumes , mas dá-lo direito de ser quem é, sem tentar impor a ele uma padronização ou homogeneidade, seguindo a grande maioria . A homogeneidade não carrega em riqueza, aprendizado ou conhecimento, porém o grande desafio para o sociedade atual é reconhecer e valorizar a riqueza existente por meio dessa diversidade, investindo em tolerância, respeito, superação da discriminação, entendendo que tudo isso é parte inseparável e essencial da nossa identidade nacional, fazendo-nos entender que não povos superiores ou inferiores, pois perante a legislação todos possuem igualdade de direitos e tão logo qualquer crime de ódio , deve sofrer as devidas punições cabíveis.
Relato pessoal de uma experiência de racismo vivida por uma jovem negra :
“O racismo velado existente no Brasil é um fato, onde somente negros e seus descendentes sabem o que é, onde por muitas quando verbalizam o que sentem e expõem o que passam, são culpabilizados por ficarem se vitimizando.
Fui e sou negra privilegiada, criada por uma
...