Portfólio Educação Infantil
Por: cris_sgrili • 18/9/2019 • Trabalho acadêmico • 701 Palavras (3 Páginas) • 237 Visualizações
Para gerir uma escola de educação infantil com uma boa concepção devemos entender o Projeto Político Pedagógico (PPP), pois neste documento é discutido e formulado por discussões reflexivas do gestor (coordenador), educadores, pais e com foco nas necessidades dos alunos. Nele encontraremos toda estrutura necessária apara amparar os educadores, atendendo as necessidades sociais e individuais da criança.
Sabemos que a Educação Infantil atende as crianças nos seus primeiros anos de vida, por esse motivo é necessário oferecer a essas crianças momentos que favorecem o sono, conforto em relação à fome, sede e dor, seu desenvolvimento corporal, segurança nos momentos difíceis, conhecimento da natureza, da sociedade e da cultura que os cercam. Sempre é importante lembrar que é necessário dar às mesmas condições as crianças com deficiência.
Os professores as crianças precisam saber organizar seu planejamento, elaborando uma rotina para o trabalho a fim de oferecer todos os momentos cruciais para o desenvolvimento da criança como um todo. O acolhimento, o cuidado, a interação da criança com o meio, incluindo a linguagem verbal, artística, o desenvolvimento da autonomia e interação com o outro, ajuda na formação de sujeitos críticos e pensante. Não podemos separar o ato de cuidar e educar, pois são duas funções indissociáveis, sendo necessário o cuidado da escola para manter essa relação quando seleciona o educador.
Também é importante na educação manter uma relação direta com os pais ressaltando a importância desses, se manterem uma parceria no processo de ensino-aprendizagem de seus filhos.
Para garantir a qualidade da educação infantil, deve-se levar em consideração a organização do espaço-físico como as mobílias, decoração contando com ambientes que oferecem para as crianças o desenvolvimento corporal, como agachar, subir, descer, saltar, entre outros, o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, que promova o desenvolvimento de competência, estimula os sentidos.
Devemos pensar todas essas concepções inseparáveis, pois através delas pode atingir o desenvolvimento pleno da criança nesta fase da educação infantil.
A educação ainda precisa avançar em todos os níveis nos munícipios de pequeno porte, pois o que está descrito nas legislações e todas as concepções citadas acima nem sempre é a prática ocorrida dentro da instituição, é necessário uma discussão com urgência para alterar este quadro com mudanças significativas na prática pedagógica e nas concepções adequadas para criança. Hoje muitas pessoas tem uma visão de instituição como espaço para cuidar das crianças para que os pais trabalhem e não é vista como um espaço completo para o desenvolvimento pleno da criança, na qual o professor tem o papel de educar e cuidar, essas confusões de papeis pode ser prejudicial no aprendizado do aluno.
O artigo “A gestão da educação infantil em 12 municípios paulistas e algumas relações com sua qualidade”, escrito por Bianca Correa (2015) nos mostra uma pesquisa realizada nas instituições em municípios de pequeno porte e a realidade realmente é diferente do que esperamos de um modelo correto para educação.
[...] estruturas frágeis, tanto quantitativa quanto qualitativamente; número insuficiente de profissionais para apoio e acompanhamento das unidades de EI; desconhecimento
...