Pratica de ensino em educação infantil
Por: miriam1981 • 28/5/2022 • Trabalho acadêmico • 368 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A formação do profissional independente da área de atuação se dá quando são alinhados no processo a Teoria e a Pratica. Assim sendo o estágio é o momento de fundamental importância.
O estágio é o momento em que o acadêmico coloca em pratica toda teoria estudada durante o curso de formação e a pratica, estabelecendo conexões entre elas, reconstruindo seus saberes para construir a formação profissional.
Durante o período de estágio se faz necessário que o estagiário observe, reflita, coloque em pratica as habilidades e experiencias que tem como aluno e como profissional, aumentando dessa forma a sua experiencia não apenas teórica, mas principalmente, a sua formação profissional.
Como podemos observar o estágio deve estar interligado com as teorias, a sua importância é de muita relevância para a formação do profissional que vai a partir dai para o mercado de trabalhado, lembrando, entretanto, que apenas o estagio não é suficiente para deixa-lo pronto, é preciso que continue pesquisando, refletindo sobre suas práticas.
Atualmente o profissional precisa estar constantemente voltado para a pesquisa porque com a globalização as informações chegam muito mais rápido, o que obriga os profissionais a estar em constantes busca por novas informações o que certamente vai enriquecer cada vez mais os seus conhecimentos, suas práticas, metodologias e etc. Diante desse cenário, o futuro professor não pode ser mais um mero aplicador de metodologias tecnicista, ou apenas um transmissor de conhecimentos, o papel do educador hoje vai muito além, ele agora tem a função de fazer o aluno a descontruir e reconstruir, seus conhecimentos, levando o aluno a pensar, interagir, refletir, capaz de emitir suas próprias opiniões.
A Educação Infantil se torna muito importante no processo de estágio, justamente por ser a primeira etapa da educação, onde o estagiário precisar de muito mais habilidade, para ajudar na formação do educando, que já vem com muitos conhecimentos que são adquiridos na família e na comunidade onde estão inseridos.
Por tudo que vimos até aqui, podemos afirmar que a teoria e a pratica não podem ser utilizadas de forma isoladas, independentes, muito ao contrario são disciplinas que precisam serem feitas juntas, já que uma depende da outra.
...