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Praticas de Ensino de Educação Infantil

Por:   •  22/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  60 Visualizações

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UNIDADE 3

ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE ATIVIDADE

PLANO DE ATIVIDADE

AUTOR

  • Carolina Simões Dal Secco - RGM: 30576865.

CAMPO DE EXPERIÊNCIA

  • Corpo, gestos e movimentos.

INDICAR O GRUPO ETÁRIO

  • Crianças pequenas, entre 4 e 5 anos.

OBJETIVOS E CÓDIGO DA BASE

  • EI03CG02 - Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
  • EI03CG03 - Explorar através de jogos e brincadeiras a partir de comandos dados pelo professor.

CONTEXTOS PRÉVIOS

  • Para a atividade  será necessário giz e algumas pedrinhas;
  • É necessário um espaço amplo, interno ou externo, para desenhar  amarelinha no chão;
  • Serão trabalhadas as habilidades motoras de saltar com um e dois pés, arremessar e equilíbrio;
  • Organizar anteriormente o espaço para as crianças poderem brincar.
    Juntar as crianças em roda pra explicar a atividade e depois dividir em grupos de 3 crianças cada.

MATERIAIS

  • Giz e pedrinhas.

ESPAÇOS

  • A atividade poderá ser realizada em um espaço interno ou externo, amplo e plano, como a sala de aula ou o pátio.

TEMPO SUGERIDO

  • Aproximadamente 1 hora, para preparar a atividade, explicar e realizá-la.

PERGUNTAS PARA GUIAR AS OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR

  1. Como as crianças reagem frente os obstáculos?
  2. Que parte da brincadeira tiveram mais dificuldade?
  3. Quais as atitudes de incentivo as crianças tiveram perante as dificuldades dos colegas?
  4. Tiveram bom equilíbrio? Noções de sequencia numérica?

ETAPAS (O QUE FAZER DURANTE A ATIVIDADE)

Desenhar uma grade de amarelinha no chão usando giz. A grade deve ter 10 quadrados numerados, com o número 1 no topo e o número 10 na parte inferior.

Escolher uma pedra para usar como marcador. O primeiro jogador joga a pedra no quadrado número 1. Se a pedra cair dentro do quadrado, o jogador salta sobre o quadrado com um pé só e continua saltando em um pé só em cada quadrado até chegar ao final da grade. Quando o jogador chegar ao final da grade, ele deve dar meia-volta e voltar, saltando em um pé só em cada quadrado até chegar ao quadrado onde a pedra está. O jogador deve pegar a pedra sem perder o equilíbrio ou pisar nas linhas da grade. Se o jogador conseguir pegar a pedra, ele passa a vez para o próximo jogador, que começa no próximo número da grade.

FINALIZAÇÃO

Ao final da atividade,  professora irá chamar todos para sentarem em roda e irão conversar sobre a atividade. Todas as crianças serão parabenizadas e será discutida a importância do incentivo aos colegas.

As crianças vão falar sobre as experiências com a atividade proposta.

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