Projeto de Ensino
Por: nadinhadahelo • 21/4/2019 • Projeto de pesquisa • 8.259 Palavras (34 Páginas) • 204 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10][pic 11][pic 12]
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
NEIVA MÜLLER HÄRTER
[pic 13]
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE PEQUENOS LEITORES
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagoga.
Orientador: Prof. Fabio Luiz
Tutor eletrônico: Marcia Muller
Tutor de sala: Lucinara Coelho de Melo Azevedo
198910153
HÄRTER, Neiva Müller. A contação de história como um caminho para a formação de pequenos leitores Gurupi/TO. 16 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, Ano.
RESUMO
A contação de histórias é um dos meios mais antigos de interação humana, usada desde os primórdios da humanidade para, por meio deste tipo de linguagem, transmitir conhecimentos, estimular a imaginação e a fantasia, é empregada também para transmitir valores morais, além de disciplinar e desenvolver o interesse pela leitura. Por meio das histórias, as pessoas galgam a oportunidade de se tornar leitores assíduos e competentes linguisticamente, além de poder caminhar por uma estrada infinita de descobertas e compreensão do mundo. Partindo destas pressuposições, o presente projeto Contar histórias é um dos hábitos mais importantes e antigos da humanidade, tendo-se constituído um grande referencial do desenvolvimento humano, ajudando a despertar o prazer pela leitura. Assim este projeto intitulado A contação de história como um caminho para a formação de leitores, objetiva contribuírem com propostas que incentivem o gosto pela leitura através da contação de história. Essa proposta foi elaborada a partir de um estudo bibliográfico através de internet, livros, revistas, entre outros caminhos. Este trabalho parte de uma necessidade de tornar a leitura mais prazerosa e sem uma cobrança avaliativa em que deixa de lado o valor e o sentido que o aluno pode descobrir nas suas leituras. Para embasar esta proposta, foi necessário rever autores que corroboram com a temática. Os principais norteadores são: Paulo freire (1985); Cléo Busatto (2008) e Celso Sisto (2001) Freire ( 1985)
Palavras-chave: Contação de histórias, Formação de leitores, Aprendizagem.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 7
3. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO 19
3.1TEMA E LINHA DE PESQUISA 19
3.2 JUSTIFICATIVA 19
3.3 PROBLEMATIZAÇÃO 20
3.4 OBJETIVOS 20
3.5 CONTEÚDOS 20
3.6 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO 21
3.7 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO 25
3.8 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS 25
3.9 AVALIAÇÃO 25
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 26
5 REFERÊNCIAS 27
- INTRODUÇÃO
Pensando na importância de desenvolver a leitura como uma prática que desperte a criatividade, autonomia e habilidades em diversas áreas do conhecimento, este projeto intitulado: Contação de histórias: contribuição no processo de construção de pequenos leitores, objetiva incentivarem a leitura através da contação de histórias, despertando assim o gosto pela leitura. Tal proposta partiu da inquietação de que a prática de leitura na escola, muitas vezes, tem unicamente o objetivo de avaliar a capacidade de codificação e decodificação do aluno. Assim, o aluno não desempenha a capacidade de ler e relacionar o texto ao seu contexto, nem desenvolver seu senso crítico. Baseando-se nessa problemática, questiona-se: Quais as práticas para incentivar a leitura na escola? Como se pode desenvolver o prazer pela leitura através dos conteúdos programados? O momento de leitura é usado como avaliação do aluno ou como forma de proporciona-lo novas descobertas e encontro com a sua subjetividade? Uma vez que se entende que muitos jovens hoje saem da educação básica sem entender os benefícios da leitura e por isso, não se tornam sujeitos leitores, este projeto justifica-se pela necessidade de fomentar pequenos leitores desde do jardim de infância e é através da contação de histórias que se fará necessário , visando proporcionar encontros mágicos entre leitores e personagens, desenvolvendo assim a linguagem oral e a linguagem escrita no 4º ano do Ensino Fundamental I. A partir dos contos, das histórias e da motivação do professor, a criança tem a oportunidade de exercitar a imaginação, criando imagens a partir do contexto social na qual se encontra inserida. Sendo então o uso da literatura infantil e do processo de contação de histórias de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança.
Tal proposta partiu da inquietação de que a prática de leitura na escola, muitas vezes, tem unicamente o objetivo de avaliar a capacidade de codificação e decodificação do aluno. Assim, a criança não desempenha a capacidade de ler e relacionar o texto ao seu contexto, nem desenvolver seu senso crítico. Baseando-se nessa problemática, questiona-se: Quais as práticas para incentivar a leitura na escola? Como se pode desenvolver o prazer pela leitura através dos conteúdos programados? O momento de leitura é usado como avaliação do aluno ou como forma de proporciona-lo novas descobertas e encontro com a sua subjetividade?
...