Projeto e Pratica da Ação Pedagogica
Por: Aryanny26 • 28/11/2020 • Projeto de pesquisa • 1.820 Palavras (8 Páginas) • 406 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICA DE AÇÃO PEDAGÓGICA – GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E
NÃO ESCOLARES
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2 PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
FORMAÇÃO CONTINUADA RODA DE CONVERSA
Alania Pereira Ramos Fagundes RA: 1850010
Elaine Pereira Rodrigues RA:1834566 Telma Cristiane de Andrade RA: 1819399
Camila M. Da S. R. Souza RA: 1842361
Weguima Pereira Silva RA: 1821819
Porangatu 2020
A formação de professores
[pic 2]
SUMÁRIO
- IDENTIFICAÇÃO 03
- APRESENTAÇÃO 04
- JUSTIFICATIVA 05
- OBJETIVOS 08
- OBJETIVOS GERAIS 08
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS 08
- METODOLOGIA 09
- CRONOGRAMA 10
- AVALIAÇÃO 12
- BIBLIOGRAFIA 13
1- Dados de Identificação Nome da Escola: Escola Municipal Luiz Alves Pereira
Nome do Projeto: Formação Continuada Roda de Conversa
Equipe Gestora: Diretor- Cícero Ferreira Coordenadora – Maria Gilda Pereira do Lago Número de funcionários: 112
Carga horária do Projeto: 40 horas
Período de realização: Outubro de 2020
2 Apresentação
Diante das inúmeras mudanças que a sociedade vem sofrendo ao longo do tempo, principalmente na quantidade de informações que são disponibilizadas diariamente e a velocidade de sua propagação, faz-se necessário o acompanhamento de tais mudanças, uma vez que a informação e o conhecimento são requisitos indispensáveis para a vida profissional. Convém esclarecer que informação e conhecimento, embora semanticamente afins, não são sinônimos. Informação é tudo aquilo que é disponibilizado às pessoas, todavia a informação só tornará conhecimento quando se efetivar um sentido. Para exemplificar esta diferenciação, Pescuma (2005) afirma que o objetivo da pesquisa científica é buscar, ordenar, elaborar, selecionar e sistematizar uma massa de informação para transformá-la em conhecimento, por isso mais do que nunca ele precisa estar atualizado e bem informado, não apenas com os fatos que o cercam sobre o mundo, mas também em relação aos conhecimentos curriculares e pedagógicos e às novas tendências educacionais. Para tanto, é de fundamental importância a implantação da capacitação dos profissionais da educação por meio da formação continuada. Portanto, a formação continuada visa atender à realidade da instituição, pensando em alternativas que auxiliem os profissionais a qualificarem sua atuação. Se não houver essa mudança continuaremos tendo professores que muito sabem sobre o assunto de uma determinada problemática, mas nada conseguem fazer para transforma - lá. Assim sendo, a formação continuada deve promover um espaço de estudo, de aprendizagens compartilhadas, de construção de parcerias entre professores, para a reconstrução do conhecimento, onde, coletivamente, tenham a oportunidade de perguntar, pensar, problematizar, trocar experiências e repensar suas ações na organização da ação pedagógica. Como principio norteador do trabalho, foram consideradas as necessidades reais apontadas pelo grupo, buscando promover um espaço de reflexão coletiva sobre o planejamento da ação educativa.
3- Justificativa
Este projeto será desenvolvido com os trabalhadores em educação, na Escola Municipal Luiz Alves Pereira, em 20 horas de formação ao longo do mês de Outubro de 2020. O projeto tende garantir a formação continuada no qual envolverá a teoria e a prática, articulando os saberes. Os encontros vivenciam oportunidade para o diálogo, a troca de experiências, momentos de estudo com referenciais teóricos, promovendo a constituição de um grupo no qual o sentimento de integração e afetividade prevaleça. É essencial a participação de todos, pois os pontos comuns e os contrários provocam um compromisso maior com o grupo e a abertura para discutir esses pontos vai revelando o aprendido e as interpretações diversas. As escolhas dos temas foram realizadas pelos trabalhadores em educação, por se achar necessário para uma reflexão e reelaboração de idéias, portanto acreditamos que este espaço cria a possibilidade dos educadores refletirem sobre sua prática pedagógica, visando à construção de novos saberes, favorecendo suas ações ao longo do ano. A busca da qualidade de ensino na formação básica voltada para a construção da cidadania, para uma educação sedimentada no aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser para as novas necessidades do conhecimento, exige necessariamente, repensar a formação inicial de professores, assim como requer um cuidado especial com a formação continuada desse profissional com um olhar crítico e criativo. Essa preocupação é relevante tendo em vista o atual contexto de reformas educacionais, que visam dar respostas à complexa sociedade contemporânea. A modernidade exige mudanças, adaptações, atualizações e aperfeiçoamento. A concepção moderna de educador exige “uma sólida formação científica, técnica e política, viabilizadora de uma prática pedagógica crítica e consciente da necessidade brasileira” (Brzezinski, 1992: 83)
O profissional consciente sabe que sua formação não termina na Universidade. Esta lhe aponta caminhos, fornece conceitos e idéias, a matéria prima de sua especialidade. Conseqüentemente, faz parte desse contexto o aumento de investimentos no processo de melhoria da qualidade da Educação Pública, com programas de valorização profissional, que têm como principal estratégia a Formação Continuada de professores e dos demais colaboradores da Escola. O “Projeto Formação Continuada: Roda de Conversa”, proposta de trabalho dos alunos do curso de Graduação em Pedagogia da Unip (Universidade Paulista), visa promover o avanço na qualidade do ensino oferecido no município, através de capacitação dos profissionais em diversas temáticas, tais como: Inclusão social, dentre outros. Destaca-se que a
...