TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto e pratica de açao pedagogica

Por:   •  15/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  1.229 Visualizações

Página 1 de 7

Aprender brincando

Ivanilde Lisboa Silva – RA 1532832

Joselice de Almeida Silva – RA 1537719


•        Justificativa: Apesar da importância da ludicidade, a educação ainda é muito formal. Por isso, este projeto apresenta o jogo como uma possibilidade mediadora no processo ensino – aprendizagem,

exigindo posturas diferenciadas dos seus autores.

•        Objetivos: Contribuir para a motivação, desenvolvimento e aquisição de valores, capacidades e conhecimentos dos alunos


Metodologias / Estratégias

Inserção de atividades adaptadas aos jogos no planejamento diário, oficinas de jogos num período de 15 em 15 dias ou mensal, culminância com uma feira de jogos, brinquedos diversos e guloseimas.


Avaliação

Acontecerá durante todos o desenvolvimento do projeto, sendo observado as competências adquiridas, a necessidade de alterações de acordo com o desenvolvimento e aceitação das crianças.


Considerações finais

A inserção do jogo no cotidiano escolar, tornará as aulas mais prazerosas tanto para o aluno quanto para o professor, uma vez que a brincadeira é tão importante para a criança, quanto as demais necessidades fisiológicas. E para o professor é menos desgastante trabalhar com uma turma motivada.


Referencias Bibliográficas

•   Livros – texto : Orientação e Prática de Projetos de Ensino

Fundamental;

Jogos e Brinquedos na Infância;

Psicologia Construtivista;

•        DVD / Coletânea: Coleção Psicopedagogia e Psicomotricidade em Ação – Oficinas Psicopedagógicos – (entrevista concedida por Tânia Grass - graduada em Psicologia pela PUCPR, especialista em Psicopedagogia pelo IBPEX, especialista em Educação Especial pela UTP, mestre em Educação pela PUCPR, à jornalista Paula Ducat)


•   DVD / Coletânea: Coleção Psicopedagogia e Psicomotricidade em

Ação – Pedagogia do movimento – Universo lúdico e psicomotricidade

– (entrevista concedida por Silvia Chistina Madrid – doutora em

Ciência da Atividade Física e do Esporte pela Unileon / Espanha, à

jornalista Paula Ducat)


UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICA DE AÇÃO PEDAGOGICA

Aprender brincando

Ivanilde Lisboa Silva – RA 1532832

Joselice de Almeida Silva – RA 15377719

POLO - JANUÁRIA

2016

Ivanilde Lisboa Silva – RA 1532832


Joselice de Almeida Silva – RA 1537719

PRÁTICA DE AÇÃO PEDAGOGICA

Aprender brincando

Trabalho apresentado como requisito parcial a

Disciplina Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da UNIP sob a Orientação do professor:

Eliana Chiavone Delchiaro

POLO – JANUÁRIA

2016

SUMÁRIO


1 TEMA --------------------------------------------------------------------------------------------------- 4

2 JUSTIFICATIVA ------------------------------------------------------------------------------------- 4

3 SITUAÇOES-PROBLEMA ----------------------------------------------------------------------- 4

4 PUBLICO-ALVO ------------------------------------------------------------------------------------ 4

5 OBJETIVOS ------------------------------------------------------------------------------------------ 4

6 EMBASMENTO TEORICO ----------------------------------------------------------------------- 5

7 PERCUSO METODOLOGICO ------------------------------------------------------------------ 5

8 RECURSOS ------------------------------------------------------------------------------------------ 6

9 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ------------------------------------------------------------- 6

10 AVALIACAO ---------------------------------------------------------------------------------------- 7

11 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS --------------------------------------------------------- 7

1.   TEMA:


Aprender brincando

2.   JUSTIFICATIVA:

Apesar da importância da ludicidade, a educação escolar ainda é muito formal. Por isso, este projeto apresenta um jogo como uma possibilidade mediadora no processo ensino – aprendizagem, exigindo habilidades, competências e atitudes diferenciadas de professores e alunos. Uma vez que o jogo permite o desenvolvimento de capacidades necessárias à aprendizagem, assim como se conhecer, conhecer o outro, o ambiente, vivenciar situações da realidade, lidar com dificuldades, torna-se muito útil no contexto escolar como um recurso pedagógico, desde que seja adequado às intencionalidades conforme os objetivos a serem alcançados.

3.   SITUAÇÕES-PROBLEMA:

A turma do 5° ano _ Rachel de Queiroz _ da Escola Estadual Professor Claudemiro Alves Ferreira, tem 20 alunos, sendo a maioria homens. A sala é pequena com as carteiras sempre em filas. Os conteúdos são trabalhados de forma tradicional e o uso dos livros didáticos é constante para atividades. Alguns alunos estão sempre atrapalhando a aula por causa de um jogo (CARD) que levam, e mesmo sem a permissão da professora se agrupam para jogar, ocasionando até brigas. A professora as vezes permite que os alunos joguem ao final das atividades. Há também reclamações por parte de alguns alunos, das aulas de educação física. Alegam que o professor simplesmente entrega a bola para as meninas que sempre jogam queimada, e uma bola para os meninos que também sempre jogam futebol sem nenhuma orientação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com