Psicomotricidade
Por: talita.emidio • 12/4/2015 • Artigo • 1.762 Palavras (8 Páginas) • 448 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A psicomotricidade tem relação com toda a ação realizada pelo indivíduo, é a junção do psiquismo e a motricidade, buscando os aspectos afetivos, motores e cognitivos, fazendo com que o indivíduo tenha consciência do seu corpo por meio do movimento.
Muitos são os teóricos que acentuam a importância do desenvolvimento psicomotor da criança como pré-requisito para o processo de alfabetização, com o auxilio desses teóricos iremos apresentar de que maneira a psicomotricidade auxilia na aprendizagem.
Negrine (1986, p.17) afirma que a criança na fase de alfabetização é toda movimento, ou seja, o que para as crianças são brincadeiras de correr, chutar, pular e pegar são consideradas pela área da psicomotricidade como movimentos que servirão de base para que a criança aprenda a segurar o lápis, delimitar espaços, diferenciar as formas das letras, folhear o caderno, etc.
A psicomotricidade poderá ajudar os educadores a solucionar os problemas que aparecem no decorrer do processo de aprendizagem, pois ela dá ênfase à educação do movimento, relacionando as funções motoras e psíquicas da criança.
Segundo Coelho (2006, p.116) o professor pode ajudar e muito, em todos os níveis, na estimulação para o desenvolvimento cognitivo e para o desenvolvimento de suas aptidões e habilidades, na formação de atitudes através de uma relação afetiva saudável e estável (que crie uma atmosfera de segurança e bem-estar para a criança) e, sobretudo respeitando e aceitando a criança do jeito que ela é.
A pesquisa em questão tem como objetivo compreender a importância da psicomotricidade no desenvolvimento e aprendizagem nas séries iniciais, identificando o desenvolvimento motor que acorre na primeira fase escolar, mostrando a importância do tocar, sentir, ouvir no processo de ensino aprendizagem, enfatizando a importância de organizar um espaço de convívio onde a criança desenvolva a lateralidade e o equilíbrio.
Negrine (1986, p. 78) nos orienta para que sejam atendidas as necessidades da criança neste período de desenvolvimento, o programa curricular deverá alcançar três metas básicas, ou seja, a aquisição do domínio corporal, o controle de inibição voluntária e o desenvolvimento sócio afetivo.
As crianças antes experimentavam de maneira espontânea atividades motoras, por meio do brincar, hoje isso é bem diferente, algumas mudanças aconteceram, a urbanização, o avanço tecnológico e a falta de segurança, esses fatores diminuíram os espaços e a liberdade para as crianças brincarem. A Escola deve dar liberdade a esses alunos, para que eles possam se expressar, movimentar e interagir com os outros, tudo isso fará com que os alunos se tornem indivíduos autônomos, criativos e críticos.
Le Boulch (1985, p. 221) observa que 75% do desenvolvimento psicomotor ocorrem na fase pré-escolar, e o bom funcionamento da psicomotricidade na educação infantil facilitará o processo de aprendizagem futura.
O professor da Educação Infantil que tem consciência que a criança atua no mundo por meio do movimento e conhece o desenvolvimento motor e suas fases, será capaz de propor atividades fundamentadas nos conceitos da psicomotricidade, criando currículos e projetos em que a criança utiliza seu corpo como meio para explorar, criar, imaginar, sentir e aprender.
1.1TEMA
Psicomotricidade: O movimento como um dos principais elementos no desenvolvimento da criança.
1.2 PROBLEMA
Muitos são os teóricos que acentuam a importância do desenvolvimento psicomotor da criança como pré-requisito para o processo de alfabetização. De que maneira a psicomotricidade auxilia na aprendizagem?
1.3 HIPÓTESE
Se a psicomotricidade dá ênfase a educação do movimento, relacionando as funções motoras e psíquicas da criança, logo poderá ajudar os educadores a solucionar os problemas que aparecem no decorrer do processo de aprendizagem.
1.4 OBJETIVOS
1.4.1 Objetivo Geral
Compreender a importância da psicomotricidade no desenvolvimento e aprendizagem nas séries iniciais.
1.4.2 Objetivo Específico
- Identificar o desenvolvimento motor que acorre na primeira fase escolar.
- Mostrar a importância do tocar, sentir, ouvir no processo de ensino aprendizagem.
- Enfatizar a importância de organizar um espaço de convívio onde a criança desenvolva a lateralidade e o equilíbrio.
1.5 JUSTIFICATIVA
A psicomotricidade é uma ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento, é importante no desenvolvimento motor e intelectual do aluno, sendo que o corpo e a mente são elementos integrados na sua formação.
Em sua prática pedagógica procura contribuir para o desenvolvimento integral da criança no seu processo de ensino-aprendizagem, o que acaba favorecendo os aspectos mental, físico, emocional, afetivo e sociocultural, sempre voltado para a realidade do educando.
Segundo Le Bouche (1969, p. 98) “A psicomotricidade se dá através de ações educativas de movimentos espontâneos e atividades corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade.”
Assim sua finalidade é de grande importância para a criança, pois elas usam seu corpo como linguagem para transmitir seus sentimentos, emoções e reações.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Apresentam-se aqui como referencial teórico os autores que contribuíram para o desenvolvimento da psicomotricidade.
A psicomotricidade envolve toda ação realizada pelo indivíduo, é a integração entre o psiquismo e a motricidade, buscando um desenvolvimento global, focando os aspectos motores e cognitivos, levando o indivíduo à tomada de consciência do seu corpo por meio do movimento.
O termo psicomotricidade apareceu pela primeira vez com Dupré em 1920, significando o entrelaçamento entre o movimento
...