Público alvo: Educação Infantil crianças de 4 a 5 anos
Por: geovanagax • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 551 Palavras (3 Páginas) • 3.012 Visualizações
ATPS Didática - Plano de Aula
Público alvo: Educação Infantil crianças de 4 a 5 anos
Número de alunos da turma: 15 alunos
A organização da sala de aula será em forma de meia lua, proporcionando a interação aluno/professor, aluno/aluno/aluno e aluno/espaço
As crianças sentarão ao redor da educadora de forma confortável. Haverá necessidade de revestir o piso com tapetes emborrachados para garantir a proteção e higiene das crianças.
Os recursos de ensino disponibilizados em sala de aula serão: brinquedos pedagógicos, revistas em quadrinhos, artes (desenhos, pinturas e colagens). E considerando o espaço físico da sala de aula, os alunos poderão se organizar em grupos ou em duplas.
- Atividades de identificação das situações de uso dos nomes com o grupo de alunos.
- Identificação do próprio nome: individual
- Identificação de outros nomes.
Acesso dos alunos a jornais, revistas, livros, vídeos e teatros na escola
Folha de sulfite, lápis, borracha, lápis de cor, livros infantis, serão os materiais necessários para esta didática.
O envolvimento dos pais se dará de forma interativa, estimulando a participação em eventos recreativos, reuniões e atividades conjuntas dentro do ambiente escolar para permitir o convívio mais próximo dos pais com a educação dos filhos.
O desempenho escolar dos filhos poderá ser acompanhado de forma virtual pelos pais, que terão acesso aos dados disponibilizados pela escola e poderão trocar informações por e-mail.
.
Tema da aula a ser preparada:
Nomes próprios: leitura e escrita.
Os nomes próprios é a primeira conquista de uma criança na escrita, é importante a realização de um trabalho que leve a criança ao reconhecimento do próprio nome. As crianças que estarão sendo alfabetizadas poderão aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe.
A escrita do nome fornece às crianças aprendizado básico de letras que servirá de informação para outras escritas. A leitura do nome ajudará a criança a compreender como a escrita funciona. Aos poucos ela passará a observar e copiar seu nome, percebendo que as letras se repetem e aparecem na mesma ordem. Ao ler os nomes dos colegas da sala o educando identificará os nomes de seus familiares e amigos.
Objetivos da aula
Estas atividades permitem às crianças as seguintes aprendizagens:
- Aprender letras e números;
- Aprender a diferenciar as letras;
- Quantidade de letras que serão usadas para escrever cada nome;
- Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
- O nome das letras;
- Um amplo conhecimento de letras (a quantidade de nomes numa mesma sala).
Conteúdos previstos para a aula
- Selecionar letras da sequência do seu nome;
- Bingo de nomes;
- Ditado - ditar as palavras para que ele possa memorizar e pedir para que ela escreva na lousa;
Avaliação
É importante observar e registrar os avanços das crianças na aprendizagem do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se as crianças fazem uso dessa informação para escrever outras palavras. Dependendo da classe social de origem da criança, ele já entra na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Para crianças que não tiveram acesso a essa informação a escola deve cumprir esse papel.
...