RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO
Por: Anna Letticya Oliveira • 26/8/2018 • Relatório de pesquisa • 3.980 Palavras (16 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF INSTITUTO DO NOROESTE FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – INFES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – PCH CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO I | [pic 2] |
ANNA LETTICYA DE OLIVEIRA PAULO MODESTO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO
EM EDUCAÇÃO INFANTIL
SANTO ANTONIO DE PÁDUA - RJ
JULHO, 2018
ANNA LETTICYA DE OLIVEIRA PAULO MODESTO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO
EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório elaborado pela aluna Anna Letticya de Oliveira Paulo Modesto, acadêmica do curso de Pedagogia do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES), da Universidade Federal Fluminense (UFF), orientado pela Prof.ª Drª. Andrea Reis, como pré-requisito de avaliação da disciplina “Pesquisa e Prática de Ensino I”.
SANTO ANTONIO DE PÁDUA - RJ
JULHO, 2018
1. INTRODUÇÃO
Este relatório se baseia em minhas experiências no decorrer das 72 horas em que realizei o estágio de Pesquisa e Prática de ensino I, na Educação Infantil, realizado na Escola Municipal Professora Judith Machado de Bustamante no município de Santo Antônio de Pádua.
O estágio foi realizado na turma de Pré I, composta por 14 crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, sob regência da professora Cláudia Maria Pimentel Batal, no turno da tarde.
No estágio, que teve a duração total de 18 dias foi possível observar e realizar atividades com a turma, com as atividades de observações e intervenções pedagógicas, envolvendo os alunos de forma integral e promovendo o ensino e a aprendizagem, bem como a construção de novos saberes.
Realizando o projeto de Trabalho e juntamente com as experiencias vivenciadas pude desenvolver com a turma uma oficina Pedagógica, acrescidas também de todos os saberes transmitidos em aula pela professora Andrea e por incríveis palestras ministradas ao longo da disciplina.
2. MEMORIAL DE FORMAÇÃO
O início começa onde eu não enxergava, ou melhor, onde eu não me enxergava em parte alguma da educação. Estar com crianças sempre foi prazeroso para mim, o mundo da infância é onde eu sempre quis permanecer, tenho certeza de que minha essência de criança nunca irá morrer e isso faz com que eu me sinta muito bem junto a elas.
Quando surgiu a oportunidade de entrar no curso de pedagogia e estar estudando em meio a área da educação senti que não queria estar aprendendo sobre nenhuma outra coisa além da arte de transmitir saberes ao mesmo tempo em que aprenderia muito mais nessa linda prática.
Foi longa a caminhada até chegar aqui. Como disse comecei sem enxergar e quando dei por mim a pedagogia já fazia parte da minha vida muito antes do que eu pudesse perceber. Filha de professora, sempre amei acompanhar minha mãe e passar tardes com ela em sala de aula, ajudando, estando junto a turminha, contando histórias, levando o violão e cantando com eles, mas nunca passou pela minha cabeça que algum dia eu poderia realmente assumir o papel de professora.
O lúdico sempre esteve muito presente em mim, desde pequena amava imaginar, inventar histórias, criar personagens, um dia ser médica, no outro ser uma artista, cada dia poder ser algo mágico e diferente conforme ditava minha imaginação. Sempre amei histórias, música e tudo que envolvia o meio artístico. Participei de peças e muitas apresentações escolares. Hoje trago essa arte que vive dentro de mim para colocá-la em prática na maior de todas as artes, a arte de ensinar.
Até aqui, o momento em que tenho a oportunidade de estar vivenciando experiências em uma sala de aula, muitas coisas se passaram e me moldaram para chegar ao que sou. Muitas dificuldades, barreiras, muita luta, mas também muito aprendizado, crescimento, muito amor e a certeza de que estou trilhando o caminho certo.
A experiencia de viver momentos junto a uma turma e fazer parte de experiencias tão especiais, é de uma importância sem tamanho e o registro dessa pequena jornada guardarei eternamente como marco em minha formação acadêmica.
3. DESCRIÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR
A Escola Municipal Professora Judith Machado de Bustamante se localiza na Rua Sebastião Malafaia, Bairro Campo Alegre, Santo Antônio de Pádua – RJ. Como registrado em seu Projeto Político Pedagógico, foi fundada no ano de 1968 e construída pelo prefeito Frederico de Alvim Padilha no terreno doado pelo Sr. Antônio do Couto. Foi criada como escola para primeiro segmento do Ensino Fundamental, em 1993 deixou de ser estadual e passou a ser municipalizada passando a funcionar também com Educação Infantil. Em 1997 a escola deixou de oferecer o primeiro segmento do Ensino Fundamental e passou a funcionar exclusivamente com a Educação Infantil.
Atende a crianças, em sua maioria de origem carente, muitos vivenciam ambientes de violência em meio a prostituição e tráfico e drogas, moradoras do próprio bairro Campo Alegre e dos bairros vizinhos Cehab e Cidade Nova.
A estrutura física da escola dispõe de 9 salas de aula em uso, 6 banheiros, 1 sala de vídeo e leitura, 1 cozinha com despensa e refeitório, 1 sala de professores, 1 secretaria, 1 almoxarifado, 1 pátio, 1 parque coberto e 1 casinha de bonecas.
As salas de aula dispõem de mesas e cadeiras pequenas adequadas aos alunos, mesas de professores e armários, 1 quadro negro e murais dispondo as decorações feitas pelas professoras. Os banheiros são adequados para as crianças, contendo pequenas pias e vasos sanitários dando autonomia para as crianças. A sala de vídeo e leitura dispõem de um grande acervo de livros infantis, dispostos em prateleiras tanto mais altas quanto mais baixas que se adequem a altura das crianças, tem também 2 computadores e um data show. A cozinha dispõe de um fogão, 2 pias e grandes bancadas, o refeitório conjugado dispõe de 3 grandes mesas de madeira e grandes bancos horizontais. As demais salas, secretaria, sala dos professores, almoxarifado, continham os mobiliários usualmente referentes a cada uma. O pátio é um amplo espaço que se encontra na chegada da escola, com paredes coloridas e no chão pintada uma amarelinha, o parque coberto contém um balanço para duas crianças e um escorregador. Por fim, a casinha de bonecas, o ultimo e mais novo local voltado para as crianças brincarem é feito de madeira e tem um telhado, por dentro não dispõe de muitos brinquedos ou mobiliários, mas isso não impede as crianças de usarem sua criatividade infinita na hora das brincadeiras.
...