RELATÓRIO PSICOPEDAGÓGICO-APRESENTAÇÃO DO CASO
Por: Flávia Fernanda.! • 5/3/2016 • Relatório de pesquisa • 1.398 Palavras (6 Páginas) • 45.819 Visualizações
RELATÓRIO PSICOPEDAGÓGICO
1-APRESENTAÇÃO DO CASO
FULANO, foi encaminhado para avaliação psicopedagógica porque não está apresentando um desempenho acadêmico satisfatório. Atualmente, freqüenta o 4º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, em uma Escola Pública, em período vespertino. A professora percebeu sua dificuldade e decidiu orientar a mãe para que esta procurasse atendimento especializado. FULANO recebe atendimento neurológico e fonoaudiológico, apresentando um quadro de TDAH predomínio em hiperatividade e distúrbio específico de linguagem/fonoarticulatório (DEL). Faz uso de medicamento para TDAH. Durante a anamnese foi relatado que as dificuldades na fala foram percebidas pela escola e professora regente logo no primeiro ano escolar da criança, onde foi encaminhado para fonoaudióloga e posteriormente para neuropediatra. FULANO apresentou atraso de fala que foram evoluindo para dificuldades que permanecem atualmente. Ainda na anamnese a mãe relatou que durante o 3º ano a criança estava acompanhando, não haviam queixas da professora em relação ao pedagógico e FULANO passou com notas. Foi uma criança sem problemas de saúde. Está em tratamento neurológico e fonoaudiológico.
2- LAUDO / INFORME PSICOPEDAGÓGICO
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA SITUACIONAL
I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome:
Data de Nascimento:
Escolaridade:
Natural:
Filiação
Pai:
Mãe:
Solicitante: a professora
II – DESCRIÇÃO DA DEMANDA (QUEIXA)
FULANO está apresentando dificuldades na escola, relacionadas à aprendizagem sistemática, a mãe juntamente com a professora optaram pela avaliação psicopedagógica, para verificar as possíveis causas do insucesso escolar da criança. No ano atual a professora do 4º ano do ensino fundamental de 9 anos percebeu muitas dificuldades acadêmicas no aluno, como desatenção, incompreensão após leituras de textos, leitura com dificuldades e escrita com excessivos erros gráficos e ortográficos.
III – RECURSOS AVALIATIVOS E RESULTADOS
Foram realizadas 8 (oito) sessões para avaliação com a criança. FULANO mostrou-se agitado, impulsivo e desatento, desejava fazer as atividades de seu interesse e apresentava resistência quando era solicitado que fizesse as atividades orientadas. Tom de voz alto, excessiva oralização, porém com dificuldades de fala, extrovertido, com pouca sustentação da atenção. Demonstrou desinteresse pela escola.
Os instrumentos utilizados para a avaliação foram: Teste Informal das Informações Sociais; Provas do diagnóstico operatório; Provas informais de habilidades percepto-linguísticas; Provas Projetivas Psicopedagógicas; Língua Portuguesa (Leitura, escrita e produção textual); Artimética; TDE – Teste de Desempenho Escolar; Avaliação da Compreensão Leitora dos Textos Expositivos; Avaliação de coordenação global dinâmica, estática e fina; Teste Informal de Consciência Fonológica; Jogos Lógicos e Jogos Lúdicos
Área das Informações Sociais: Apresentou domínio das informações sociais, apenas não soube a idade da mãe.
Área do Diagnóstico Operatório: no momento, encontra-se no nível operatório-concreto.
Área Psicomotora: obteve sucesso em coordenação global dinâmica e estática. Apresentou dificuldade em coordenação motora fina, no recorte e na preensão do lápis, letra cursiva, necessita resgatar o traçado de algumas letras.
Área de Habilidades Percepto-Linguísticas: lateralidade destra completa (destro para o uso das mãos, dos pés e dos olhos). Possui o conhecimento esquerda/direita. Em esquema corporal no desenho da figura humana seu desempenho foi insatisfatório para sua idade, porém em partes e funções obteve sucesso. Desempenho satisfatório em noções temporais, espaciais, quantidade e nos exercícios de orientação temporal, apresentando organização e sequência de ideias. Domina cores primárias e secundárias. Desempenho satisfatório em memória visual e memória auditiva de curto prazo; médio desempenho no teste de discriminação auditiva e no teste de discriminação auditiva, sua impulividade e desatenção prejudicaram os resultados. Montou os quebra-cabeças com habilidade e rapidez, na realização dos jogos apresentou impulsividade. Médio desempenho em análise e síntese. Na área visomotora (grafomotora), obteve médio desempenho sua impulsividade prejudicava os resultados. Na avaliação de consciência fonológica, avaliada em 13 (treze) itens, apenas com excessão de reversão fonêmica, obteve defasagem em 7 áreas, sendo médio ou insuficiente desempenho em adição de fonemas, subtração de fonemas, reversão silábica, substituição de sons-sílabas, segmentação vocabular, análise de sílabas finais e análise de sílabas iniciais.
Vínculo Escolar (Técnicas Projetivas Psicopedagógicas): Apresentou vínculo e relação com a aprendizagem escolar; fator primordial para que o aprendizado sistemático seja produtivo e positivo.
Área de linguagem (receptiva, expressiva, leitura e escrita)
Receptiva: Compreende ordens e instruções e as executa, porém com impulsividade.
Expressiva: FULANO apresenta distúrbio específico de linguagem, não consegue pronunciar determinados sons, sua fala é apressada. Extrovertido, tom de voz alto na maioria das sessões, excessiva comunicação verbal. Contato visual satisfatório, vocabulário adequado para sua idade. Expressão facial notória. Demonstrou desatenção e insegurança durante as sessões, desejava saber se tinha acertado em todas as atividades, em alguns momentos parava, perdia o foco.
Leitura: Leitura vacilante. Rota fonológica. Dificuldades na pontuação. Tom de voz alto. Foi necessário retomar a leitura mais de uma vez para controle do tempo de leitura, pois o sujeito parava, conversava, queria brincar e contar histórias. Médio desempenho em compreensão/interpretação de texto. Na avaliação da Compreensão Leitora dos Textos Expositivos, o tempo despendido na leitura silenciosa foi de 52 palavras por minuto, apresentou desatenção. Leitura oral com 34 palavras por minuto, não utilizou recursos para corrigir sua leitura. Sua dificuldade fonoarticulatória prejudicava a compreensão de algumas palavras. No TDE no subteste de leitura ficou no Grupo Inferior.
...