RESENHA CRÍTICA DESTACANDO AS DIFERENÇAS ENTRE O ESTADO LIBERAL E O ESTADO DE INSPIRAÇÃO MARXISTA
Por: c.a.f.l65 • 21/8/2018 • Trabalho acadêmico • 260 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO - UEMANET
CURSO – LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
CARLOS ALBERTO FERREIRA LACERDA
RESENHA CRITICA
Pedreiras
2018
CARLOS ALBERTO FERREIRA LACERDA
RESENHA CRÍTICA DESTACANDO AS DIFERENÇAS ENTRE O ESTADO LIBERAL E O ESTADO DE INSPIRAÇÃO MARXISTA
Trabalho avaliativo apresentado à disciplina de Sociologia da educação, do curso de Pedagogia, da UEMA-Campus Pedreiras, para obtenção de nota.
Pedreiras- ma
2018
O liberalismo acreditava no progresso da humanidade a partir da livre concorrência das forças sociais é era contrário as acusações das autoridades (religiosas ou estatais) sobre a conduta do indivíduo. Tanto no campo ideológico como no campo material, devido a sua desconfiança básica sobre todo tipo de obrigação (pessoal e coletiva)
Houve profundos cortes e gastos sociais é o setor que mais sofreu foi o da Educação
Com a chegada da nova ordem mundial. Que veio em detrimentos. A política nacional já que o País com enormes contraste, desigualdade social.
Os movimentos sociais são formas são fatores de mudança social. São fundamentais para a sociedade.
Marx idealizava a sociedade com uma justa e equilibrada distribuição de renda, o que levaria a um equilíbrio social ideal.
Onde todos poderiam ter acesso ao atendimento de suas necessidades, o que de certa forma diminuiria as desigualdades sociais.
É necessário destacar o papel da ideologia, uma inversão da realidade que garantiria a reprodução da dominação de classes.
Na concepção de Marx , o capitalismo levaria lutas de classes á um ponto critico,onde o proletariado sendo continuamente explorado e privado de sua liberdade, acabaria por se unir. Esse fato teria como consequência a derrota da burguesia e coincidiria com a instalação do comunismo.
...