ROTEIRO DE PLANEJAMENTO E REGISTRO REFLEXIVO DA AÇÃO TURMA BERÇÁRIO
Por: ThataJhonny • 4/11/2018 • Dissertação • 555 Palavras (3 Páginas) • 2.704 Visualizações
- ROTEIRO DE PLANEJAMENTO E REGISTRO REFLEXIVO DA AÇÃO TURMA BERÇÁRIO I – A
Diante de todos os estudos realizados e colocados em prática, observamos que os alunos do berçário I.A, tem maior interesse em explorar os materiais molhados.
Planejamos uma atividade onde as crianças tiveram a oportunidade de explorar de maneira ampla toda a proposta oferecida em traços, cores e formas, produzidos com o próprio corpo e com objetos selecionados para o momento da atividade. Ou seja, quanto mais uma criança pinta e interage com diferentes instrumentos e tintas variadas (buchas, pincéis, caixa de papelão, papel bobina, etc.), mais possibilidades esta criança terá de elaborar seu vocabulário pictórico.
A organização desta atividade foi ministrada de acordo com o quadro de rotina do período da tarde, após o momento de descanso, onde o espaço mais apropriado para esta atividade foi na área externa que possibilita grande exploração e a livre circulação dos alunos.
Os materiais utilizados foram papel bobina, papel pardo, guache colorido, buchas, pincéis, caixas de papelão, caixas de ovos, bacias e mesa, onde nosso objetivo era a exploração de suportes e materiais. Foi organizada uma mesa coberta com papel bobina branca e sobre ela guache na bacia e buchas. Em uma das paredes foi colocado papel pardo e na outra parede colocamos papel bobina, no chão bacia com guache e pincéis. Em um espaço ao lado, no chão também foi colocado papel pardo e em cima caixas de papelão e caixas de ovos para serem utilizados como suportes e guache. Colocamos música para tornar esse momento mais agradável.
Organização do espaço para a realização da atividade
Mediante ao espaço organizado a estrutura desta proposta foi introduzida em pequenos grupos de alunos, que possibilitou a observação de todo desenvolvimento da atividade e mediação de conflitos que possivelmente poderiam ter ocorrido durante a execução.
Conhecendo as crianças e sabendo dos desejos exploratórios de cada um a atividade foi prazerosa e muito significativa na construção da linguagem gráfico-plástica.
O registro da atividade foi realizado através da observação dos professores mediante de como as crianças: interagiram durante a proposta, analisando o relacionamento; que tipo de materiais foram mais explorados por eles mesmos; se a organização do espaço e dos materiais foram adequados, suficientes e acessíveis ao uso, se o tempo de desenvolvimento da realização da atividade foi suficiente. Servindo como orientação para a realização das próximas propostas.
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE E RELATO DAS PROFESSORAS
Levamos as crianças na área externa (solário), onde a proposta foi organizada. No início algumas crianças ficaram observando e outras já foram explorando os materiais oferecidos.
Manusearam todos os materiais, porém o mais explorado foram os pincéis, buchas e as tinta guache.
Os alunos ficaram à vontade para desenvolver a atividade, em alguns momentos sentados um do lado do outro para pintar com a mesma bacia que tinha guache demonstrando uma grande interação em eles, e também tiveram livre circulação para explorar cada espaço, e os materiais que ali estavam.
...