Resumo O Diário de Anne Frank
Por: btgb28 • 27/3/2016 • Dissertação • 426 Palavras (2 Páginas) • 4.591 Visualizações
Resumo do Livro: O Diário de Anne Frank
O livro O Diário de Anne Frank retrata uma época difícil na vida dos judeus, lutando para sobreviver ao Holocausto, onde muitos tentaram se refugiar para que o nazismo não colocasse fim às suas vidas. Não diferente disso, Anne e sua família, sua irmã Margot, seu pai Otto e sua mãe Edith, viveram momentos difíceis em um Anexo que se localizava em um sótão de uma casa em Amsterdã. A história é contada pela visão de uma menina de 13 anos que na metade de 1942, viu-se obrigada a sair de casa para lutar pela vida.
Anne denominou seu diário como Kitty ou querida Kitty como costumava chamar. Nas páginas de seu diário Anne encontrava conforto e a lealdade de alguém que a escutava, em Kitty ela confiava seus conflitos pessoais, suas frustrações típicas de uma menina de 13 anos, suas dúvidas, medos e a esperança de que ela pudesse voltar a ter uma vida normal, sem a guerra que assolava seu país e seu povo.
O livro não tem uma sequência como começo, meio e fim, por se tratar de relatos aleatórios, há dias em que os relatos contêm assuntos políticos, conflitos familiares, desejos, a convivência entre duas famílias e tudo isso ocorrido dentro do esconderijo onde a menina viveu por 2 anos. Percebe-se no livro o amadurecimento de Anne, que com 13 anos tinha pensamentos de uma criança ainda, sentia ciúmes do pai, não conseguia ter uma boa convivência com sua mãe, irmã e nem com a outra família que vivia também no anexo. Com o passar do tempo e dos relatos Anne criou personalidade própria, construiu ideações, vontades e principalmente conseguiu enxergar o mundo em que vivia de outra forma, com o passar do tempo Anne criou fortes laços com Peter, que também vivia no anexo, ela relatava em seu diário o amor que construiu pelo menino e o desejo de que ele também sentisse o mesmo por ela. Para nós leitores é inacreditável que tudo isso tenha ocorrido dentro de um sótão, que por 2 anos 8 pessoas conseguiram lutar em vão pela vida.
Enfim, O Diário de Anne Frank é sem dúvida uma obra importante e que mesmo datado de muito tempo atrás, consegue nos trazer ainda a emoção e o sofrimento dessas pessoas que viveram com certeza uma época aterrorizante que de uma hora para outra perderam tudo que tinha e até suas próprias vidas.
...