TCC- Alfabetização e Letramento
Por: MarisaJoicy • 29/4/2018 • Projeto de pesquisa • 4.604 Palavras (19 Páginas) • 1.355 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
MARISA JOICY FERIGATI LEONELLO
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
UBERABA-MG
2015
MARISA JOICY FERIGATI LEONELLO
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
[pic 1]
UBERABA-MG
2015
Agradecimento
Agradeço primeiramente a Deus, por possibilitar saúde e persistência para alcançar mais esta conquista.
Aos meus pais, pelo estímulo e confiança.
Ao meu marido, pelo apoio e compreensão nos muitos momentos em que me encontrava absolutamente envolvida na elaboração deste.
Ao meu filho, pelo carinho e motivação nos momentos difíceis.
Aos professores, pelo suporte e orientações que foram fundamentais para o êxito do trabalho.
E finalmente, a querida Preceptora Elaine Aparecida da Silva, que tanto nos auxiliou durante toda a trajetória.
Introdução
O presente trabalho tem como finalidade dissertar acerca do tema Alfabetização e Letramento.
Por entender que para o profissional da educação que tem pretensão de desenvolver um bom trabalho nos anos iniciais do ensino fundamental, ele necessita exercer domínio dos conceitos de alfabetização e letramento.
Diante do desafio de formar leitores escritores, faz se necessário aprofundar conhecimentos sobre questões em torno do assunto e suas implicações pedagógicas. Foram estas inquietações que levaram a pesquisa do tema, em busca dos pressupostos teóricos, metodológicos e práticos que facilitem a compreensão para o êxito do trabalho.
Nesse contexto, serão abordados conceitos que visam fornecer informações importantes ao conhecimento e reflexão do professor alfabetizador que busca compreender como ocorre o processo de aprendizagem da leitura e escrita, que vão além da codificação e decodificação dos códigos, construindo assim os seus próprios conceitos e metodologias de trabalho.
Desta forma, serão aqui exploradas opiniões iguais e divergentes de alguns autores acerca do tema, para que o professor possa conhecer e se embasar naquela a qual se identifica, uma vez que envolve conhecimentos diversificados.
Apresento a seguir, o produto de uma pesquisa ampla, visando aprofundar os conhecimentos fundamentados em obras de autores significativos para reflexão da prática educativa.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Por sabermos há décadas que as crianças são curiosas, pensam sobre a escrita e querem saber como funciona. Não precisam de permissão quando querem aprender, tem suas próprias ideias sobre esse objeto de conhecimento que já trazem consigo, mesmo antes de ir para a escola. Compreender o processo de aquisição da escrita pelas crianças é fundamental e tornou-se possível através de pesquisas e conclusões de vários autores, que são referência em educação.
Com a finalidade de aprofundar os conhecimentos e entender os conceitos de alfabetização e letramento, esta pesquisa tem caráter reflexivo e busca em Ribeiro suas definições sendo “alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia – do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita. Ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se Letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos” (In Ribeiro, 2003, p. 91).
Entre os questionamentos abordados estão:
Como compreender o processo de aprendizagem da leitura e da escrita feito pela criança?
Qual a importância da Educação Infantil para inserir a criança no mundo da escrita?
E nos primeiros anos do ensino fundamental, o que muda?
Como formar escritores e não apenas leitores?
Qual a função do professor enquanto facilitador da aprendizagem?
Existe um método mais eficiente? Qual método?
Sendo assim, eis o problema de pesquisa: Como nortear o trabalho do professor educador embasados em pressupostos teóricos, metodológicos e práticos a fim de efetivar práticas significativas no processo de alfabetização e letramento?
Objetivo Geral
Conhecer pressupostos teóricos, metodológicos e práticos a fim de nortear o trabalho do professor alfabetizador.
Objetivos específicos
Compreender o processo de aquisição da leitura e da escrita pelas crianças;
Buscar propostas e embasamentos sob a visão de grandes autores;
Conhecer os diferentes conceitos acerca da alfabetização e do letramento;
Analisar e distinguir diferentes métodos utilizados;
Refletir quanto o papel do professor durante o processo de aquisição da aprendizagem;
Buscar conhecimento e práticas pedagógicas significativas e produtivas indispensáveis ao processo de alfabetização.
Com intensão de abranger conhecimentos sobre o tema, foram consultadas obras de grandes autores como:
Ana Teberosky Doutora em psicologia e docente do Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade de Barcelona, ela também atua no Instituto Municipal de Educação dessa cidade, desenvolvendo trabalhos em escolas públicas. Educadora espanhola, cátedra da Universidade de Barcelona, pesquisadora e autora de pesquisas importantes na área da educação, entre elas A Psicogênese da Língua Escrita, em parceria com Emília Ferreiro, obra que trouxe importantes reflexões a respeito da aquisição do sistema de escrita.
Também foram consultadas obras de outra grande estudiosa Emília Ferrero que nasceu na Argentina em 1936. Doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientação do biólogo Jean Piaget, cujo trabalho de epistemologia genética ela continuou, estudando e aprofundando-se em um assunto que Piaget não explorou: a escrita. A partir do ano de 1974, Ferreiro desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma série de experimentos com crianças, a qual expôs as conclusões do estudo na obra Psicogênese da Língua Escrita, juntamente com a pedagoga Ana Teberosky.
...