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TCC Jogos e Letramento

Por:   •  3/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  12.569 Palavras (51 Páginas)  •  67 Visualizações

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UNIP – Universidade Paulista

Educação a Distância

Pedagogia

A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NO PROCESSO DE

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

RODRIGUES, Ana Cecília Gonçalves - RA 1942946

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

2022

UNIP – Universidade Paulista

Educação a Distância

ANA CECÍLIA GONÇALVES RODRIGUES

A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NO PROCESSO DE

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura da Universidade Paulista – Polo. De São José dos Campos.

Orientação: Mireili Lúcia de Sant’Anna

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

2022

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AGRADECIMENTOS

         A Deus por ter me dado saúde e força para superar as dificuldades.

        A esta universidade, seu corpo docente, direção e administração que oportunizaram a janela que hoje vislumbro um horizonte maior superior, enviado pela acendrada confiança no mérito e ética aqui presentes.

        Aos meus familiares, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, pelas suas correções e incentivo.

        E a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigada.

REsumo

É relevante o estudo sobre a importância do uso de jogos e brincadeiras como forma de aprendizagem da alfabetização e letramento, já que o brincar faz parte da vida do ser humano, pois favorece a cognição, comunicação, cooperação, relaxamento, atenção, enfim ao brincar cria um ambiente emocional positivo que desencadeia a compreensão do processo ensino aprendizagem, devido à forte conexão entre o lúdico e as emoções. Considerando que os jogos possibilitam a construção do conhecimento de uma forma muito prezadora e interessante, que garante a motivação para uma ótima aprendizagem, para se tornarem adultos maduros, com autoconfiança e grande imaginação parte se para a seguinte problematização: Como o trabalho  com o jogos  pode contribuir no processo de alfabetização e letramento no ensino fundamental – anos iniciais? Este projeto teve o objetivo Assim, esta pesquisa abordou o seguinte objetivo geral: compreender as contribuições dos jogos no processo de alfabetização e letramento, dando ênfase aos objetivos específicos: contextualizar o jogo na educação; identificar fatores de contribuição da ludicidade como ferramenta pedagógica no contexto de sala de aula e entender o processo de aquisição do conhecimento e alfabetização e letramento através dos jogos. Esta pesquisa foi elaborada tendo base em referenciais teóricos bibliográficos em livros, trabalhos científicos e artigos nas bases de dados do Google acadêmico, abrangendo publicações dos últimos dez anos. Utilizou-se como descritores de assunto os termos: Aprendizagem; Alfabetização; Letramento; Jogos e brincadeiras e Ludicidade. Os autores abordados no trabalho Soares (2021), e Kishimoto (2005) e Aguiar (2006) dentre outros.

Palavras-chave: Aprendizagem; Alfabetização; Letramento ; Jogos e brincadeiras ; Ludicidades

ABSTRACT

It is relevant to study the importance of using games and games as a way of learning literacy and literacy, since playing is part of human life, as it favors cognition, communication, cooperation, relaxation, attention, in short, when playing. creates a positive emotional environment that triggers the understanding of the teaching-learning process, due to the strong connection between play and emotions. Considering that games make it possible to build knowledge in a very valuable and interesting way, which guarantees the motivation for a great learning, to become mature adults, with self-confidence and great imagination, it starts with the following problematization: How to work with games can contribute to the literacy and literacy process in elementary school – early years? This project had the objective Thus, this research addressed the following general objective: to understand the contributions of games in the literacy and literacy process, emphasizing the specific objectives: contextualizing the game in education; identify factors that contribute to playfulness as a pedagogical tool in the classroom context and understand the process of acquiring knowledge and literacy through games. This research was elaborated based on bibliographic theoretical references in books, scientific works and articles in Google academic databases, covering publications of the last ten years. The following terms were used as subject descriptors: Learning; Literacy; literacy; Games and Play and Playfulness. The authors addressed in the work Soares (2021), and Kishimoto (2005) and Aguiar (2006) among others.

Keywords: Learning; Literacy; literacy ; Games and games ; playfulness

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................................8

CAPÍTULO I: A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO..............................9

  1. – Classificação dos jogos...........................................................................................16

CAPÍTULO II: A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA ................................................................................................................................................19

CAPÍTULO III: AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO....................................................................................29

    3.1 – A alfabetização nas séries iniciais.................................................................30

    3.2 – Os jogos e a alfabetização e letramento.......................................................34

    3.3 – O professor mediador no processo de afabetização e letramento com o uso do lúdico.....................................................................................................................40

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