TCC - BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: juvenalm • 28/10/2017 • Trabalho acadêmico • 7.733 Palavras (31 Páginas) • 2.291 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10][pic 11][pic 12]
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
DANIELA VELOZO MARTINAZZO
[pic 13]
BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciatura em pedagogia.
Orientador: Prof. Okçana Battini
MARTINAZZO, Daniela Velozo. Brincar na Educação Infantil: docência na educação. 2015. 26 páginas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Xaxim, 2015.
RESUMO
Este projeto de ensino tem como tema Brincar na Educação Infantil, onde a importância do brincar é destacada para o processo de desenvolvimento da criança, visando a construção do conhecimento através de atividades lúdicas que envolvam brincadeiras, jogos e diferentes brinquedos. Elaborado para explorar diferentes formas sobre o brincar, pois é nosso dever proporcionar as crianças momentos de convivência saudável porque é através da brincadeira que ela atribui sentido ao sua vida. Para se tentar responder a problematização que norteia o conteúdo, pois atualmente procuramos entender e mapear quais são as principais dificuldades que os educadores possuem para introduzir o brincar em seus planejamentos. Perante aspectos aprofundados, os objetivos são de estudar o comportamento das crianças durante as atividades e suas manifestações emocionais. Tendo como enfoque de conteúdos a contemplação da oralidade e expressão corporal e desenvolvimento da linguagem. As atividades devem ser desenvolvidas de forma lúdica, aliando o brincar por meio de diferentes abordagens e utilizar materiais diversificados para o registro concreto do conhecimento. Fundamentado nas ideias de orientação da teoria Piaget e Vygotsky e seus discípulos para se compreender a importância do brincar no desenvolvimento pessoal de aprendizagens de nossas crianças.
Palavras-chave: Brincar. Jogos. Brincadeiras. Atividades lúdicas.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ...................................................................................6
3.PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO...................18
3.1TEMA E LINHA DE PESQUISA............................................................................18
3.2 JUSTIFICATIVA...................................................................................................18
3.3 PROBLEMATIZAÇÃO..........................................................................................18
3.4 OBJETIVOS.........................................................................................................19
3.5 CONTEÚDOS.......................................................................................................19
3.6 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO............................................................20
3.7 TEMPOS PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO................................................21
3.8 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS..............................................................21
3.9 AVALIAÇÃO.........................................................................................................22
4 REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................................22
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................24
6 REFERÊNCIAS......................................................................................................25
- INTRODUÇÃO
Brincar na Educação Infantil, com turma de alunos do Infantil V, atuando na docência em sala de aula. Apresenta-se um grande aumento pelo resgate desta atividade em todos os países, pois diz respeito ao resgate da linguagem, da essência dos seres humanos, da possibilidade de expressam e reconhecimento de seus limites, expõe o mundo a sua volta devido a exploração cultural durante este processo.
Elaborado para explorar diferentes formas sobre o brincar, pois possuímos a missão de transmitir os conhecimentos produzidos pelo homem. Portanto é nosso dever proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva, pois é através da brincadeira que a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que o ajudarão a agir sobre o meio em que ela esta inserida. Pensando nisto, diante das dificuldades aparentes, este projeto tem o intuito de tornar este processo mais leve e natural para os educandos com atividades direcionadas e uma metodologia diversificada.
Este assunto foi delicadamente aprofundado, para se tentar responder a seguinte problematização que norteia o conteúdo, pois atualmente procuramos entender e mapear quais são as principais dificuldades que os educadores possuem para introduzir o brincar em seus planejamentos. Enfim existe hora, espaço adequado e materiais certos para as crianças brincarem espontaneamente? Como escutar e proceder em relação o que os alunos têm dizer durante este ato, para aumentar o crescimento da sua autoestima? Aprofundar os conflitos que podem ser gerados durante a brincadeira, para desvendar a melhor maneira de estimular o autoconhecimento das crianças? Qual a melhor alternativa de aprofundar ações físicas e mentais ao mesmo tempo?
...