TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: smansueto • 14/9/2019 • Trabalho acadêmico • 2.024 Palavras (9 Páginas) • 262 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL 5
3 PROPOSTA DE TRABALHO DE ENSINO 7
4 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
A literatura e as artes tem função relevante na Educação infantil e por isso foi escolhido a Temática Interdisciplinar: “As manifestações culturais e artísticas na Educação Infantil”, apesar de ser um tema bem abrangente no campo da pedagogia, entende-se que, poucos trabalham a literatura expressiva, digo, com a intenção de alfabetizar. É fato que nesses momentos trabalharemos com crianças de 5 anos, por serem diferentes na sua aprendizagem. Apontar a relevância da literatura na Educação Infantil, é sem dúvida apontar que as maiores dificuldades encontradas pelas crianças no processo de alfabetização é por que elas não são introduzidas no mundo fascinante da literatura e da arte, seja pela dificuldade de interessa-las através de leituras de livros literários pelos adultos, músicas, contos ou pelo mundo Contemporâneo trazendo as novas mudanças tecnológicas que cada vez mais exclui o desafio de apreender.
Assim percebe-se no contexto, que as crianças não têm bastante contato com os livros e outras obras manifestações da cultura das artes, mas,são rapidamente interessadas pelo novo o diferente, aquilo ou aquele que enche os olhos de curiosidades. Porém, percebi que são muito criativos e adoram brincadeiras, sendo assim os livros, cantigas, contos e brincadeiras sem um tutor não tem uso específico, entretanto apreciando as gravuras e arriscando soletrar algumas palavras. Portanto acredito que vai ser significativo no aprendizado da turma porque será mediada pelo viés lúdico/pedagógico. E é nesse espaço que a criança pode se apropriar de vários conceitos, de maneira mais simples e prazerosa.
Contudo, a abordagem do tema “As artes e literatura em sala” deve ser progressiva, ou seja, trabalhada fora do ambiente escolar, com a iniciativa do pais e responsáveis na introdução de conteúdos da cultura popular para as crianças, como cantigas, contos, músicas infantis, livros e brincadeiras que ajudem no reconhecimento linguístico e fonológico da criança na identificação das letras e sons.
Trabalhar a interdisciplinaridade é trabalhar nas mais diferentes áreas do conhecimento para distinguir os pontos que os unem e que os diferenciam de cada disciplina e desse modo detectar onde se poderá estabelecer as conexões possíveis e reunir novas produções do conhecimento, pesquisas, possibilidades de trocas de experiências e interação entre as diferentes áreas do saber (Santos, 2010).
Ao conhecer o que significa interdisciplinaridade a sala de aula deixa de ser um espaço fechado restrito apenas à transmissão de conteúdos e, sim, um espaço aberto para a comunicação à troca de ideias entre professore e alunos, alunos e alunos e por que não, entre professores e professores (Santos, 2010).
O trabalho interdisciplinar no cotidiano da Educação Infantil pode ser compreendido como um tangível caminho para a promoção do diálogo e um agente promotor de interações entre alunos e docentes, além de ser um facilitador do desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Por esse motivo, o presente trabalho traz uma proposta de trabalho de ensino com uma perspectiva interdisciplinar, além de discutir a importância das diferentes áreas do conhecimento numa concepção de ensino interdisciplinar como instrumento de dinamização do processo ensino-aprendizagem.
INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A Educação Básica tem como etapa inicial a Educação Infantil, onde se prioriza desenvolver diversas maneiras de ensino-aprendizagens nas dimensões afetivas, cognitivas, expressivo-motoras, linguísticas, éticas, estéticas e socioculturais, isto é, o desenvolvimento integral da criança.
Um ambiente favorável a aprendizagem permite à criança ficar mais à vontade e conectar-se de forma aceitável com o que a rodeia e a forma como ela interage com este ambiente, depende da metodologia apresentada pelo docente a ela. Sendo assim, portanto, ao docente, compete acomodar a criança em um ambiente alegre e harmônico, bem como ocasiões em que ela possa manifestar seu interesse e desenvolver seus potenciais.
Há um aspecto que muito contribui de forma significativa para a promoção do aluno, do docente e a realidade em que estes estão inseridos é a interdisciplinaridade. Dentro desta alternativa de ensino a ação metodológica de efetivação da interdisciplinaridade ocorre pelo desenvolvimento da impressionabilidade, de uma formação adequada e necessária na arte de entender e esperar, e no incremento da criação e da imaginação.
Deste modo, a formação lúdica interdisciplinar se apresenta em propostas que valorizam a criatividade, o cultivo da sensibilidade, a busca da afetividade proporcionando aos docentes vivências lúdicas, conhecimentos que se utilizam da ação do pensamento e da linguagem, tendo na metodologia aplicada ao educando uma chance única de observar os diferentes níveis e aspectos do crescimento do mesmo.
Para Freire (1997) Através dos jogos na pratica interdisciplinar o professor poderá ajudar as crianças a recriarem sua visão de mundo, seu modo de agir, através de um trabalho que envolva sentimentos, capacidade de atenção, de concentração, as relações, autoestima, e, a aprendizagem. Ao se utilizar jogos competitivos e com regras e limites o professor deve visar que as crianças desenvolvam conceitos de respeito as regras, mas de maneira prazerosa.
...