Teorias Curricular
Por: Liva123nete • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 711 Palavras (3 Páginas) • 423 Visualizações
Com base da leitura da plataforma, e pesquisas, o currículo é uma construção social do conhecimento, a transmissão e assimilação, são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.
E isso amplica que essa organização fosse feita principalmente no ??Projeto político pedagógico?? de cada uma das escolas, o processo de desenvolvimento do currículo tem sido cultural por isso, há a necessidade de uma criteriosa análise e reflexão, por parte dos sujeitos em interação, no caso as autoridades escolares e os docentes com o mesmo objetivo, baseando-se em referenciais teóricos.
Hoje em dia a organização curricular é separadamente por todas as disciplinas as questões que são consideradas de maior importância, ?O currículo escolar nos dias de hoje servem para a organização na escola. O professor hoje é um mero ?operário curricular? que tem a tarefa de executar um plano?. O educador tem o dever de construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.? (VEIGA, 2002, p.7).
A grande necessidade é de formar professores críticos, comprometidos com uma educação de qualidade. Acredita-se que uma das possibilidades para essa formação está fundamentada na teoria curricular crítica e pós - crítica. O currículo a partir dessas teorias possibilita desenvolver conhecimentos necessários para a formação desses profissionais, para que, em suas práticas pedagógicas, deixem de ser apenas transmissores de saberes voltado para a reprodução de conteúdos, mas que realmente se preocupem com o ensino e que seja capaz de transformar a prática existente a educação básica, é tema de constante discussão no meio educacional a partir da preocupação em se formar profissionais críticos e reflexivos, conscientes e comprometidos com uma educação de qualidade Falar de currículo é um desafio, principalmente porque vem assumindo cada vez mais lugar de destaque no meio educacional, nas áreas de conhecimento pedagógico.
Segundo Silva (2004, p. 30), para "[...] as teorias críticas o importante não é desenvolver técnicas de como fazer o currículo, mas desenvolver conceitos que nos permitam compreender o que o currículo faz". Com isso, as questões consideradas irrelevantes, na teoria tradicional, passam a ter um peso maior na teoria crítica, ou seja, o desvelamento de questões relativas aos arranjos educacionais existentes ou às formas dominantes do conhecimento ou, de maneira geral, à forma social dominante.
Como, na formação de professores para a educação básica, que precisam ser críticos e reflexivos com o intuito de formar os seus alunos também críticos e reflexivos. Mas pouco se tem feito para mudar essa realidade, a qual continua, na maioria, com um ensino voltado para transmissão e assimilação do conhecimento.
A Escola Nova apresenta um enfoque na aprendizagem dos alunos de modo ativo.
Segundo Romanowski (2007, p. 53): O professor é visto como mediador para promover essa aprendizagem. O aluno
...