TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA EDUCAÇÃO INDIGENA

Por:   •  28/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Relações Étnicos  Indígena.

Professora: T

Aluno(a):

RGM:

 Atividade para envio no portfólio 01

Na aula  01 e 02, estudamos os conceitos de racismo,discriminação, etnia, ação afirmativa e ainda as legislações nº 10.639/2003 e 11.645/2008  que obriga as escolas e os professores a incluir a temática das Relações Étnico Raciais e Indígenas nos  Guias Curriculares e Planejamento Escolares. Assim,  a   atividade  de aula é organização de um texto no mínimo de 01 e no máximo de 03 laudas, contendo título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. O texto deverá ser desenvolvido tendo como base a utilização desses conceitos e os conteúdos dessas leis , trazendo citações de fontes e autores pesquisados

Discriminação e preconceito

A discriminação está por todo o Brasil. Índios, negros e outros grupos sociais protestaram contra a discriminação, e pelos seus direitos, em uma luta constante. O racismo é a forma mais clara de discriminação na sociedade brasileira, o mesmo é apresentado por diversas formas, tanto no mercado de trabalho como na educação.

Os negros e os índios são as classes que mais sofrem com a discriminação perante a sociedade brasileira, como se eles fossem marginais sem qualificação nenhuma, não conseguem emprego de qualidade e muito menos respeito. Os negros são submetidos a trabalhos brutos e pesados com mínima renumeração, e sem o menor status social. As pessoas com mais classes sociais impede que os negros sejam visto como uma pessoa igual a eles, pois são racistas e não deixam os mesmos fazerem parte de seu meio social.

A discriminação e o racismo, de alguma forma sempre existirão, pois terão sempre os que descriminam e os descriminados. O preconceito afeta a todos, devemos entender que todos sofrem desse mal em vários níveis. Quando não conhecemos um individuo bem já começamos a caracterizá-lo com base no que vimos sem mesmo conhecer o mesmo, ainda mais se essa pessoa for negra, isso acontece devido à ignorância da sociedade.

Durante tempos eram classificados as pessoas baseando na cor da pele, dos cabelos, e nos traços físicos, pois assim criou-se o senso comum das três raças: amarela, negra e branca. Em nossa sociedade houve a tentativa de imposição da cultura branca, mas não foi possível, pois a resistência dos negros e índios fez o que podemos chamar de cultura brasileira. Então é importante lembrar que no Brasil a esses três tipos de raças cada um com sua cultura, mas que formam uma sociedade.

A Lei n. 10.639/2003 pode ser considerada um ponto de chegada de uma luta histórica da população negra para se ver retratada com o mesmo valor dos outros povos que para aqui vieram, e um ponto de partida para uma mudança social. Na política educacional, a implementação da Lei n. 10.639/2003 significa ruptura profunda com um tipo de postura pedagógica que não reconhece as diferenças resultantes do nosso processo de formação nacional. Para além do impacto positivo junto à população negra, essa lei deve ser encarada como desafio fundamental do conjunto das políticas que visam à melhoria da qualidade da educação brasileira para todos e todas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com