A Abordagem Centrada na Pessoa em Movimento
Por: mileidealb11 • 12/9/2017 • Resenha • 351 Palavras (2 Páginas) • 565 Visualizações
PINTO, M. A. da S. A Abordagem Centrada na Pessoa em Movimento. Abordagem Centrada na Pessoa: A Psicologia Humanista em Diferentes Contextos. São Paulo: Unifil. 2010.
Mileide Albuquerque Xavier Barboza.
No presente fichamento, o autor teve como objetivo, colaborar como facilitador de Grupos de Encontro através de suas experiências, além de expressar suas opniões sobre os medos e riscos que algumas pessoas têm em relação a esses grupos de encontro.
É importante mostrar que a Abordagem Centrada na Pessoa não é propriedade de Carl Rogers, apesar dele ter sido o principal autor e precursor, esta abordagem é desenvolvida cada vez mais por quem discute ou ler sobre ela, como também das próprias experiências.
No Grupo de Encontro o facilitador deve criar condições especiais para que neste movimento possua uma capacidade de se autodirigir e se autoregular. Não se tem um "jeito certo" no processo de um Grupo de Encontro, é importante que a facilitação de um grupo seja espontânea, não se tem uma regra, só é preciso deixar acontecer e cada Grupo de Encontro é de forma diferente, se aprende muito a cada novo encontro. Desta forma, ainda que bem intencionado, não há motivos para de algum jeito tentar modificar o ritmo e os caminhos do grupo. Cada pessoa do Grupo de Encontro está livre para expor o que deseja e ela saberá o quanto e quando se expor, porém, a presença de uma pessoa em um Grupo de Encontro não depende só da exposição da pessoa, em falar ou não falar, a pessoa participa pelo simples fato de estar lá, ouvindo o que o outro tem para dizer, isto também é uma forma de participar, de certo modo que isto signifique uma forma de movimento e crescimento.
Segundo o autor, tudo que o facilitador pode fazer para tentar ajudar as pessoas é estar presente, aceitando, acolhendo e respeitando o rítmo de cada um do grupo, pois todos buscam ali algo para si, cada um com seu próprio objetivo, expectativas, medos e dificuldades.
A partir deste texto, cada pessoa, á sua maneira, poderá encontrar o seu próprio caminho em relação a facilitação de Grupos de Encontro.
...