A Gentileza
Por: Regiane Manhaes • 4/6/2018 • Dissertação • 410 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
Gentileza
A gentileza tem a capacidade de transformar o ambiente, sendo esta mudança benéfica para os outros e para aquele que a pratica. Cultivar a gentileza é um ato de amor e respeito que ajuda a criar uma realidade mais agradável, na qual nasce a esperança e prospera a felicidade. O fato de sermos gentis nos torna melhores e torna as pessoas que nos rodeiam melhores.
Adotar este comportamento significa muito mais do que ser simpático ou mostrar empatia pelos outros. Ao cultivar a gentileza, estamos plantando também sementes de ternura, bondade e compaixão, uma das emoções que nos leva a olhar para os outros e a fazer algo por eles. Cultivar a gentileza não só faz com que nos sintamos bem, como também tem um impacto positivo sobre a nossa saúde, tanto física quanto mental.
Eu tenho alguns habitos de gentileza que sempre procuro usar no meu dia a dia, mas considero mais uma obrigação. Hoje mesmo ao sair da aula tomei 3 ações que ja pratico faz algum tempo. Uma delas foi a de auxiliar uma deficiente visual no ponto de onibus, não so fiquei esperando o onibus dela passar como a ajudei a entrar no onibus, mesmo com o ponto lotado sinto uma dificuldade nas pessoas em perguntar, auxiliar mesmo. Já que infelizmente nosso país ainda não esta totalmente adaptavel para pessoas com algum tipo de limitações. A segunda foi ajudar um casal de idosos a subir com a sacolas dentro do onibus, que é muito alto e causa uma certa dificuldade. E essas duas ações foram feitas em menos de 15 minutos. A terceira e ultima, ao chegar em casa resolvi que iria fazer um jantar para minha família, já que todos ficam fora o dia todo e chegam tarde, nada mais justo que fazer um agrado. Eu me sinto tão bem ao execer alguma função em prol da sociedade, ao me colocar no lugar de outra pessoa, e ver a gratidão em um sorriso, no muito obrigado ou só no olhar mesmo, é algo maravilhoso.
Portanto, Quando somos gentis, principalmente se transformarmos isso num hábito, tudo melhora: desde a satisfação da vida até a autorrealização e a saúde física. A gentileza é contagiosa, e ao sermos gentis ajudamos também a melhorar a vida dos outros e, consequentemente, contribuímos para que os outros melhorem a nossa.
Referencias:
3 razões pelas quais vale a pena cultivar a gentileza. novembro de 2017. Disponível em https://amenteemaravilhosa.com.br/3-razoes-cultivar-a-gentileza/ acesso em 28 de fevereiro de 2018.
...