A IMPORTANCIA DO BRINCAR
Por: cliseide • 9/3/2019 • Trabalho acadêmico • 646 Palavras (3 Páginas) • 216 Visualizações
A IMPORTANCIA DO BRINCAR
A importância do brincar é amplamente reconhecida para o desenvolvimento infantil, muitas vezes nos deparamos com crianças atribuladas ao meio das rotinas diária, e fica difícil encontrar espaço entre tantas atividades para que elas possam simplesmente brincar.
O brincar é muito importante para as crianças, pois as brincadeiras contribuem no processo de desenvolvimento das mesmas, assim os motivos para se brincar vem desde o praser que o lúdico proporciona até o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social do sujeito, é onde ele pode expressar seus desejos e suas vontades.
Ao brincar a criança recria acontecimentos, pois ela vive no mundo do faz de conta, e a maneira com que cada criança brinca desperta a imaginação e a criatividade, então não existe atividade tão importante como o brinquedo e a brincadeira no desenvolvimento dessa criança. (Froebel 1912).
A criança que brinca sempre com determinação é auto-ativa, perseverando, esquecendo sua fadiga física e pode certamente tornar-se um homem determinado, capaz de auto sacrifício para a promoção do seu bem e de outros, o brincar em qualquer tempo não é trivial, é altamente serio e de profunda significação.(Froebel 1912, apud Rocha, 2000, p. 86).
O brincar é uma maneira de desinibir as crianças e uma forma de socialização entre elas, então o papel do brincar é muito importante pois ela contribui não apenas no desenvolvimento das crianças mas também na preservação e valorização da cultura.
Brincar vai muito além da fantasia, a criança experimenta possibilidades de conhecer e construir novas perspectivas.
Ao mesmo tempo em que a criança modifica seu meio, é modificada por ele. Ao construir seu meio atribuindo-lhe a cada momento determinado significado, a criança é por ele constituída; adota formas culturais de ação que transformam sua maneira de expressar-se, agir e sentir.(OLIVEIRA 2002, p.126).
Atravez das brinadeiras a criança descobre o mundo a sua volta, pois elas trazem conhecimentos já adquiridos e transformam em conceitos com os quais brincam. Pois esses conhecimentos provem de experiências vividas com familiares, amigos, ou outros ambientes e assim passam para as brincadeiras.
O brincar através de brinquedos, jogos e brincadeiras, propicia a criança novos conhecimentos, e aprimora o que ela já aprendeu anteriormente. O aprender brincando desenvolve a capacidade de organização, assim como a reflexão, a argumentação e como aprender a perder e ganhar, a como trabalhar em grupo, a seguir regras entre outras coisas.
O jogo propicia para a criança a competição e o desafio, levando a mesma a superar as dificuldades e a motivando para um bom aprendizado. Por isso as atividades lúdicas quando usadas como estratégias para a aprendizagem, devem estar presentes no cotidiano da educação infantil, e podem ser um auxilio para se alcançar resultados surpreendentes nas atividades traçadas pelo educador.
Os jogos e brincadeiras na educação infantil contribui para a aprendizagem das crianças, pois ela incentiva a criatividade, a socialização com outros, elem de exercitando a convivência e a cooperação entre eles. Recebendo assim sempre incentivo de pais e professores para que isso possa ocorrer satisfatoriamente.
...