A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
Por: Jennyfer Araújo • 6/3/2021 • Resenha • 548 Palavras (3 Páginas) • 122 Visualizações
PROMOÇÃO DA SAÚDE EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
Resenha: estágio supervisionado em Psicologia Escolar: intervenções com segmentos da comunidade escolar
O texto relata a experiencia de um estágio supervisionado curricular feito em Psicologia Escolar Educacional. As atividades realizadas na escola em questão foram baseadas na concepção de desenvolvimento de Vygotsky, onde a interação social e o trabalho são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (consciência, linguagem, pensamento). Sendo assim, a escola atua como intermédio desse desenvolvimento, uma vez que promove a interação com os docentes e outros profissionais da educação.
O psicólogo no contexto escolar e em outras instituições, precisa compreender as relações que se passam naquele ambiente e os sujeitos envolvidos. Este profissional, através da mediação de relações, do auxílio aos sujeitos na compreensão sobre si, pode produzir novos sentidos e significados. Ele juntamente com a equipe institucional, contribui em melhorias do desenvolvimento e aprendizagem, como caso referenciado.
Antes de iniciar suas atividades na escola, a estagiária foi orientada pela sua supervisora a construir um Protocolo de Mapeamento Institucional com o objetivo de propiciar um aprofundamento teórico e desenvolvimento de habilidades que que possibilitem um trabalho mais crítico, consciente e efetivo. Este documento ficou à disposição da escola.
Após apresentação da proposta do estágio (colocando em destaque a percepção institucional e preventiva) através de reuniões e participação em assembleias, além das conversar informais, a estagiária identificou as demandas e junto a equipe docente e alunos, podendo realizar assim um trabalho de intervenção que no geral, apresentou resultados positivos.
A importância dessa atividade se dá pela necessidade de poder praticar, compreender e estudar o trabalho do psicólogo no contexto institucional. Esse momento é de grande privilégio para o estudante, não apenas pela possibilidade de fortalecimento da atuação profissional, mas também, irá implicar diretamente em seu desenvolvimento pessoal, em sua subjetividade e experiencias pessoais únicas.
Durante a realização de um trabalho de estágio, muitas dúvidas podem surgir, muitas dificuldades e questões internas do estagiário como medo, ansiedade e frustações etc. Daí vem a importância da supervisão como um momento de esclarecimento de dúvidas, conversas, debates, a possibilidade de conhecer a experiencia de outros colegas. Porém, é importante lembrar que essas situações virão apenas com a prática, é preciso que o primeiro passo seja dado.
Esse momento permite que os estagiários podem fazer uma análise crítica das situações e concepções sobre a instituição. Este momento pode se tornar um convite à uma reflexão sobre uma infinidade de assuntos, uma vez que o estagiário é posto em situações complexas, inesperadas e únicas, que demandam análise aprofundada e crítica.
Um outro ponto importante do texto, fala sobre como as experiencias relatadas pelos estagiários dentro das instituições estarem carregadas de subjetividade também. Tornando-se importante discutir esses temas com um olhar mais crítico e analítico para que essas facetas muitas vezes inconscientes, sejam afastadas da análise. É importante que os alunos se coloquem distantes dos objetos.
O texto termina concluindo que é necessário que os profissionais envolvidos no trabalho institucional e o estagiário conheçam mais qual é a função do psicólogo nas instituições. Essa compreensão é possível somente com a inserção desses profissionais nesse ambiente a vivência. Também ressalta a tensão da estagiária antes de iniciar a atividade visto que se tratava de algo completamente novo e importante para sua formação.
...