A PSICOLOGIA DA SAÚDE
Por: Suenny.lima@hotmail.com Lima • 24/3/2020 • Resenha • 547 Palavras (3 Páginas) • 107 Visualizações
PSICOLOGIA DA SAÚDE
É de extrema importância que se entenda que as medidas tomadas para prevenir a proliferação deste vírus o isolamento é fundamental, onde o mesmo pode ser um forma de repensar as relações, forma de se alimentar e etc. Embora manter um certo distanciamento seja preciso, é necessário também manter uma certa “rede de conexões”, através do meio virtual, o filme Epidemia, do de ano1994, vai relatar uma história parecida como está, onde o povo de uma pequena cidade nos EUA que ocasionalmente foi atingida por um vírus que é transmitido com facilidade pelo toque, mas que depois sofre mutações e passa a ser transmitido pelo ar, provocando assim uma epidemia matando muitas pessoas, com isso o órgão responsável pelo controle de epidemias é acionado para tentar encontrar uma solução para o problema. O vírus é destrutivo, podendo matar uma pessoa em menos de vinte e quatro horas, uma epidemia incontrolável começa, ou seja, a incidência, em curto período de tempo, de grande número de casos de uma doença, o vírus logo sai da cidade e vai para localidades mais distantes. Mas logo os agentes conseguem exterminar o mau com uma vacina. Uma epidemia pode sim ser ponderada, arrancada ou até mesmo impedida, porém só se for tratada como prioridade desde o começo. Em situações como esta, é preciso pensar a humanização, e nas suas subjetividades.
Contudo é mais importante que as medidas de prevenção sempre sejam tomadas. Embora essas medidas de prevenção não devem partir apenas do governo, mas também de nós mesmos, sempre higienizar-se, mantendo distância de pessoas que estão com doenças, alimentar-se, ficar em isolamento, é importante que haja essa conscientização para os dias de hoje, levar a uma reflexão de que se todos colaborarem, seguirem as instruções logo irá passar, mesmo estando em momento de ápice é importante considerar que essas situações costumam ser passageiras e vão reduzir em determinado momento, voltando então á normalidade.
O papel do psicólogo é justamente mostrar as pessoas que essas mudanças de rotina, requer uma certa habilidade para entrar nessas restrições de atividades e a imposição de novos hábitos, onde se precisa ter a calma, sem entrar em pânico, paciência, levando ao entendimento de que esse período de isolamento não é para sempre, porém contribui para que o vírus não se propague, que o mesmo aproveite para fazer alguma coisa que não costuma fazer, pedir ajuda, contudo mantendo-se esperançoso e confiante de que tudo vai correr bem, seguindo as recomendações oficiais, para que posteriormente possa retornar ás atividades normais.
A atuação deste profissional possui o objetivo de proporcionar assistência para que este paciente consiga retornar ao seu nível de funcionamento adaptativo, além de prevenir ou minimizar o impacto negativo deste momento de crise, a estabilização do sujeito, diante tal momento é um dos objetivos do especialista, para isso, é considerável atuar de forma imediata, para estabilizar e proporcionar entendimento ao sujeito, porém preservando sua autonomia, focando então na resolução de problemas dentro do contexto daquilo que a pessoa sente, tentando encontrar maneiras de enfrentar a situação e fortalecer a autoconfiança, tendo em vista a contribuição no processo de alguma identificação sobre estratégias e resoluções de problemas, para então restaurar seu equilíbrio emocional.
...