A Psicologia da Saúde
Por: cafegi51 • 27/9/2021 • Trabalho acadêmico • 344 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
RICARDO OLIVEIRA PEREIRA
EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)
RA 8053354 – TURMA DGEFB1802TGTA0S
PORTFÓLIO – PORTFÓLIO 2
Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Psicologia Aplicada à Saúde, Professora/Tutora Juliana Meneses Ribeiro.
BRASÍLIA – DF
2021
Del Prette e Del Prette (2005) colocam que existem cinco componentes importantes que dizem respeito às emoções, são eles: acontecimentos precipitadores, avaliação, mudanças fisiológicas, tendência para a expressão, ação e regulação. Os autores apontam que as reações fisiológicas referentes ao estado emocional associadas as interpretações sobre o valor do evento e que desencadearam essas respostas fazem a mediação entre a expressão emocional e as ações, representando assim, a forma com que uma pessoa resolve um conflito interpessoal.
Diante do que você estudou sobre o enfrentamento, descreva uma situação em que uma pessoa conhecida sua ou não, conseguiu resolver o problema. Explique qual dos dois tipos de enfrentamento (emoção ou problema) foi usado. Depois de concluir sua atividade, poste-a no Portfólio
Um amigo meu estava desempregado e não conseguia arrumar emprego durante um bom tempo. Então ele decidiu mudar a situação e se qualificar para o mercado de trabalho, porque percebeu que essa ameaça desafiadora de ficar estagnado era algo que conseguiria controlar pois haviam formas de manipular essa situação. Assim ele se organizou frente a essa condição para manejar, buscando decisões que o tirassem daquela dificuldade que era momentânea.
Como base nesse recente posicionamento abriu novas formas de engajamento no mercado de trabalho como: entrega de currículos pessoalmente nas empresas, buscou junto a amigos indicações ou quem pudesse fornecer algo para ele, começou a fazer cortes de gastos nas finanças. Ou seja, ele focou no problema que era o desemprego que retirou o seu capital financeiro, mas que ele se organizou diante a tudo isso.
Por fim, demonstro sobre essa situação que ele teve um enfretamento do problema, por ter se focado na resolução, explorando quais praticas poderia ter frente a essa tribulação.
Referencias Bibliografia
MARUCI, F. A. F. Psicologia Aplicada à Saúde. Batatais: Claretiano, 2015.
STRAUB, R. O. Psicologia da Saúde. Porto Alegre: Artes Médicas, 2014.
...