A Psicologia da Saúde
Por: tatianebento • 18/4/2018 • Artigo • 450 Palavras (2 Páginas) • 158 Visualizações
Psicologia da Saúde
A psicologia, em um primeiro momento entra para as profissões ditas “da saúde” através da aplicação da experiência clinica, aos poucos com acúmulos da praticas a necessidade de contextualizar esta pratica e a própria ampliação no numero de psicólogos envolvidos nesta área determinam o surgimento de condições apropriadas para estruturação de uma psicologia da saúde, sendo esse área uma especialização da psicologia social.
Embora a psicologia seja caracterizada uma área da saúde (definida pela Organização Mundial da Saúde como bem estar físico mental e social), ela esta muito crua e nova nesse seguimento, tendo atualmente uma sociologia da saúde, antropologia da saúde e ate mesmo uma economia da saúde com campos bem delimitados. Ate recentemente o campo de atuação da psicologia se resumia a duas principais dimensões: em primeiro lugar, as atividades exercidas em consultórios particulares e a segunda compreendida em atividades exercidas em hospitais e ambulatórios de saúde mental.
A grande virada, o que diz respeito a inserção dos psicólogos nos serviços da saúde em São Paulo, ocorreu a partir de 1982 por parte da Secretaria da Saúde. O que realmente importa, considerando a constituição da psicologia da saúde com um campo de saber, e apontar que a política adotada pela Coordenadoria da Saúde Mental, levou a criação de equipes de saúde mental integradas, formadas por um psiquiatra, um assistente social e um psicólogo, que passaram a atuar no centro de saúde do Estado, realizando assim atuação nos níveis primários, secundários e terciários. Não foi tão simples esse novo método exigido pois os profissionais estavam acostumados a outros meios de trabalho em equipe, ou seja, como atuar? Onde atuar?
E fácil constatar e ate mesmo buscar dados quantitativos para comprovar a ampliação do papel do psicólogo na área da saúde e a conseqüente ampliação de seu objeto de estudo e intervenção. Hoje existe um grande numero de revistas especializadas no assunto, associações de psicologia nacional e estrangeira, organizações de congressos específicos e o aumento bastante visível da participação de psicólogos nos serviços de saúde.
O desenvolvimento da área da saúde existem três problemas. Em primeiro lugar, o predomínio do modelo psicodinâmico no ensino da psicologia no nível da graduação. Em segundo lugar, vale apontar a predominância dos enfoques em que o indivíduos e tratado como ser abstrato e antigo desvinculado de seu contexto social e em ultimo lugar a hegemonia do modelo medico na definição do objeto de investigação e a ausência de paradigmas verdadeiramente psicológicos para o estudo do processo saúde- doença.
...