TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Saúde

Por:   •  5/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

        A Psicologia da Saúde é a aplicação dos conhecimentos e das técnicas psicológicas à saúde, às doenças e aos cuidados de saúde. Agrega o conhecimento e cotribuiçoes nas áreas educacionais, científicas e profissionais, específicas da psicologia, utilizadas para a promoção e manutenção da saúde, a prevenção e tratamento das doenças, na identificação da etiologia e diagnósticos de problemas relacionados à saúde, às doenças e às disfunções, para a análise do sistema de atenção à saúde e formação de políticas de saúde, bem como no aperfeiçoamento do sistema de política da Saúde. Podemos entender como Psicologia da Saúde, uma área especializada dentro da Psicologia, que visa uma melhor percepção á respeito da saúde. Ela atua na compreeensão pedagógica e científica, além da cura das doenças, e na determinação específica da doença que aflinge o paciente.

        A busca por variáveis psicológicas com que fosse possível explicar, mesmo que não por completo, a vulnerabilidade dos indivíduos à determinadas doenças, tem dados desde a Grécia Antiga. No Brasil, os primeiros serviços de psicologia em hospitais, foram instalados nos anos de 1950. A Psicologia da saúde surge da necessidade de pensar o processo de doença e saúde como um fenômeno social. Além disso, os aumentos contínuos nos custos dos serviços de saúde, tem mostrado a importância da educação sobre práticas saudáveis, e também, políticas de prevenção, que permitem uma intervenção global, aumento dos índices de adesão a tratamentos e redução do impacto da doença no indivíduo.

        A primeira definição de Psicologia da Saúde data de 1979, com Stone, que dizia que esta é, qualquer aplicação científica ou profissional de conceitos e métodos psicológicos, a todas as situações próprias do campo da saúde, não apenas nos cuidados de saúde mas também na saúde pública, educação para a saúde, planificação da saúde, financiamento, legislação, etc., no seu livro "Psicologia da Saúde".

        A psicologia da saúde tem por objetivo a melhora da saúde e a prevenção da doença. A Psicologia da saúde, em sua prática, deve envolver serviços à comunidade, o ensino e a pesquisa, destro da realidade envolvida. É a tentativa de se fazer uma nova dimensão interdisciplinar. Uma forma de se investir na humanização dos atendimentos realizados na área da saúde. Outro objetivo é difundir uma visão biopsicossocial de cada indivíduo, entendendo-o como parte fundamental para a qualidade de vida social, e não tratando-o como uma máquina, como veremos mais adiante. A intervenção de psicólogos na saúde, além de contribuir para a melhora do bem-estar psicológico e a saúde dos pacientes, pode também contribuir para a redução de internações hospitalares, diminuição  nos medicamentos receitados e utilizados, e na modernização dos serviços de saúde.

        Guimarães, Grubits e Freire (2007) destacam três principais abordagens na Psicologia da Saúde. A primeira é a psicologia da saúde clínica, que engloba ações no sistema de saúde, como Hospitais, clínicas e centros de saúde. Tem como principal objetivo, o trabalho com grupos de pacientes com disfunçoes específicas, como por exemplo o câncer e diabetes. A segunda, denominada de Psicologia da Saúde Pública, está mais envolvida com ações para a melhoria da saúde de toda a população, mas principalmente em grupos de risco, em cunho preventivo. A terceira abordagem é a Psicologia da Saúde Comunitária, que tem como objetivo ações de promoção da saúde mental e física das famílias e comunidades, visando a independência e mudança social, utiliza-se uma ferramenta multimetodológica, associando pesquisadores, profissionais e representantes comunitários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com