A Saúde e Psicologia
Por: brunaarnaut • 7/4/2019 • Dissertação • 271 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
A saúde, a principal característica é a valorização do aspectos, debruçando-se sobre organismo doente e menosprezando aspecto psicológicos, sociais, ambientais e culturais, é vista como ausência de doença, e esta como presença de sintomas. Dejours define a saúde para cada homem, mulher ou criança é ter meios de traçar um caminho pessoal e original em direção ao bem-estar físico, psíquico e social.
A Psicologia da Saúde consiste no domínio da Psicologia que recorre aos conhecimentos provenientes das diversas áreas da Psicologia com vista à promoção e proteção da saúde, à prevenção e tratamento das doenças, à identificação da etiologia e diagnósticos relacionados com a saúde, com as doenças e disfunções associadas, à análise e melhoria do sistema de cuidados de saúde, e ao aperfeiçoamento da política de saúde.
A Psicologia da Saúde, além da visão interdisciplinar, direciona-se para os aspectos de qualidade de vida do ser humano no processo saúde e doença.
A psicologia corresponde ao campo de conhecimento e de atuação destacando que ao final da ditadura, o fortalecimento do movimentos sociais, o movimento sanitarista, a criação do SUS e, os questionamentos quanto á função social do psicólogo e sua especificidade, contribuíram para alterar o modelo vigente do psicólogo, dois fatores acompanhou a inserção do psicólogo em outras áreas, como a da saúde, sendo eles, a crise econômica ocorrida pela retratação do mercado liberal e a luta pela democracia da atenção psicológica. Consideramos que os fatores econômicos e políticos, quais em um momento contribuíram para que a pratica do psicólogo se desse primordialmente ao setor privado, em outro, favoreceu tal pratica em instituições de caráter público.
Referência : Revisa Psicologia e Saúde
...