Afetividade na Educação
Por: Luanalice • 4/6/2016 • Trabalho acadêmico • 293 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
3- Considera-se que as Dimensões Cognitivas e Afetivas são relevantes de serem consideradas num processo educacional. Justifique o motivo pelo qual Afetividade e Cognição (memória, conduta, interesse, emoção) são relevantes para o cumprimento de um processo educacional.
O desenvolvimento cognitivo do ser humano está relacionado a fatores sociais, biológicos, psicológicos e afetivos.
Processo cognitivo refere-se a um conjunto de habilidades cerebrais, mentais necessários para a obtenção de conhecimentos.
O aspecto afetivo tem profunda influência sobre o desenvolvimento intelectual. Segundo a teoria de Piaget, o desenvolvimento possui dois componentes, um cognitivo e outro afetivo.
Afetividade e cognição são importantes para o processo de aprendizagem pois são paralelos. Os afetos são essenciais para o desenvolvimento do ser humano. A afetividade é considerada a energia que move as ações dos seres humanos. Dão motivação, interesse, coragem.
O processo educacional vem de uma linha de pensamento de acordo com uma sociedade que acreditava que a razão predominava sobre a emoção. O importante não é o aprender e sim memorizar. O desafio está na luta pela implementação do rompimento com esse paradigma tradicional.
De acordo com Sergio Leite, se a escola não compreender o processo afetivo como parte integrante no processo educacional, cai na explicação tradicional e naturalizadora, onde a criança é imatura e não possui capacidade suficiente para aprender, sendo em alguns casos rotulado com algum transtorno de aprendizagem. E através desse olhar tradicional não é possível enxergar a verdadeira dificuldade do aluno em aprender.
A afetividade e cognição devem ser trabalhados paralelamente, pois são aspectos presentes na organização do pensamento e no processo de aprendizagem.
A afetividade e aprendizagem são essenciais na vida humana, porque através de sua natureza social é estabelecido a relação entre o sujeito e o objeto, a relação do sujeito com os outros indivíduos. E não somente pelo processo cognitivo.
...