TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Implicações Psíquica Do Adolescente Na Tentativa De Suicídio

Por:   •  27/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.356 Palavras (18 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 18

As Implicações Psíquica Do Adolescente Na Tentativa De Suicídio
The Psychic Implications Of Adolescents In The Suicide Trying

Lirian Aparecida Pereira[1]

Fabiola Fatima Murad Souza Bonni2

Diogo Nonato Reis Pereira3

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender quais as possíveis causas para o desfecho do suicídio na adolescência. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, quais são esses os pensamentos que favorecem as tentativas de suicídio. Primeiramente a pesquisa apontou que não há uma causa especifica para o suicídio, ela apenas aponta que somos indivíduos em constantes mudanças e que nossas escolhas podem levar a morte.

Palavras-Chave: Adolescência. Suicídio. Escolhas

Abstract: The present study aims to understand the possible causes for the outcome of suicide in adolescence. Through a bibliographical research what are those thoughts that favor suicide attempts. First the research pointed out that there is no specific cause for suicide, it just points out that we are constantly changing individuals and that our choices can lead to death.

Keywords: Adolescence. Suicide. Choices

INTRODUÇÃO

 Neste artigo não terá uma abordagem específica da psicologia para se compreender o suicídio, mas apresentará a perspectiva do suicídio na abordagem Existencial Humanista e das implicações que o adolescente é acometido para que se chegue à esse caminho da escolha do suicídio.

 Diante dessa importante concepção discute-se o conceito da adolescência, e a relação dessa fase da vida com seus conflitos e a possibilidade de alcançar o ato suicida.

 Conforme Durkheim, (1897/1982) chama-se suicídio todo o caso de morte, sendo direta ou indiretamente de um ato positivo ou negativo praticado pela própria vítima.

Mais de um milhão de pessoas tiram a própria vida todos os anos. O suicídio ocupa o terceiro lugar entre as principais causas de morte no mundo e não existe uma característica específica de classe ou etnia que possa diagnosticar um individuo  suicida.

A realidade atualmente encontrada é o aumento significativo de relatos de pessoas que pensaram ou pensam em tirar a própria vida. Ninguém decide se suicidar da noite para o dia, são pensamentos e ideias recorrentes e que num certo momento esse gatilho é puxado, e quando isso ocorre denominamos de tentativa ou suicídio. Deixa-se familiares e amigos com os questionamentos de como não perceberam que estava acontecendo algo, porque seu ente querido não falou ou deu indício de que não estava bem, porque não pediu ajuda e inúmeras vezes acreditam que ele não tinha motivos para suicidar.

Conforme Fukumitsu (2011), argumenta que o sujeito que atenta contra si mesmo projeta na morte a possibilidade que não encontrou em vida, ou seja, ela crê que o ato de tentar o suicídio é uma maneira do sujeito de expressar algo.

O suicídio é um fenômeno bastante presente na vida humana e que merece uma atenção especial, um olhar minucioso sobre o que o ele representa, tanto para o indivíduo que tentou, e que não conseguiu e para aqueles que tentaram e conseguiram. Esse olhar também tem que ser direcionado para as pessoas próximas desse individuo pois essas também são afetadas com esse ato.

ADOLESCÊNCIA

Adolescência significa crescer, processo de crescimento. Para Organização Mundial da Saúde - OMS, a adolescência corresponde à segunda década de vida que vai dos 10 aos 19 anos. Entretanto, os aspectos que demarcam o final deste período ás vezes não estão claros, uma vez que a adolescência não é definida somente em termos de mudanças biológicas, mas como um complexo desenvolvimento psicossocial. Uma das características mais importantes do processo adolescente é a busca por construir uma identidade (Knobel, 1981). Nessa etapa o adolescente busca diferenciar-se dos pais, fazem planos para o futuro, pensam em que profissão seguir. Nessa idade eles se descobrem na sociedade quais são seus papeis e buscam pelo seu gênero de identidade tudo isso para encontrar a sua própria identidade.

Frota  e Maria (2007) argumenta que:

A adolescência se configura como um momento em que, naturalmente, o indivíduo torna-se alguém muito chato, difícil de se lidar e que está sempre criando confusão e vivendo crises. Deste modo, existe uma leitura de senso comum que costuma colocar a criança vivendo o melhor momento da vida e o adolescente, uma fase difícil para ele e para quem convive com ele. A adolescência [...]deve ser pensada para além da idade cronológica, da puberdade e transformações físicas que ela acarreta, dos ritos de passagem, ou de elementos determinados aprioristicamente ou de modo natural. A adolescência deve ser pensada como uma categoria que se constrói, se exercita e se reconstrói dentro de uma história e tempo específicos. (FROTA; MARIA, 2007, p.148-157).

Na fase da adolescência o desenvolvimento físico ocorre nas alterações do tamanho e na forma do corpo, provocando algumas alterações na imagem do adolescente quando o mesmo se olha e se vê no espelho. Essas modificações contribuem para que alguns adolescentes permaneça isolados ou dentro de casa, por causa dessas modificações que estão ocorrendo com o corpo: a mudança da voz que engrossa, a aparição e crescimento dos pelos pubianos, o desenvolvimento dos seios, o surgimento de espinhas no rosto e outros mas aa adolescência não é somente essa mudança que ocorre, também acontece a passagem entre a infância e a idade adulta que é quando começamos a nos conhecer como homem e mulher e não mais criança.

O adolescente pode experimentar diversas dificuldades nesta etapa, como o suicídio e violência. Habitualmente não se imagina que os adolescentes sejam capazes de cometer um ato contra a própria vida, mas os índices de pesquisas feitas sobre o mundo mostra que o suicídio é a segunda principal causa de morte.

SUICÍDIO

O suicídio é um fenômeno que vem desde a antiguidade e permanece até os dias atuais. A cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. Por tanto é cabível lembrarmos que alguns registros de suicídios ou das tentativas, em algumas situações são omitidas a natureza da morte no óbito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (484.8 Kb)   docx (349.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com