Concessão para o uso de armas de fogo
Por: Juliane Ribeiro • 4/5/2021 • Resenha • 1.254 Palavras (6 Páginas) • 136 Visualizações
O que é
Segundo o conselho federal de psicologia, tem por finalidade verificar se a pessoa possui características compatíveis para o trabalho armado, ou posse e manuseio de armas.
O SINARM(Sistema nacional de armas) foi criado por meio da lei nº 10.826 de 22/12/2003, que dispõe sobre o registro, posse e comercialização de armas de fogo, com essa lei tornou-se obrigatória a avaliação psicológica para o candidato que deseja obter o porte de armas. O departamento da polícia federal como primeira medida para viabilizar o que exige a lei, constituiu uma comissão, compostas por psicólogos que seriam responsáveis pela normatização de todos os procedimentos elacionados à avaliação psicológica para a expedição de autorização pela compra de arma de fogo e concessão de porte das mesmas. Essa normatização engloba a elaboração do manual do psicólogo, ordem de serviço, assim como o credenciamento dos psicólogos para atuarem junto ao sistema nacional de armas.
Requisitos para atuação e credenciamento
- Inscrito no conselho de psicologia.
- Comprovar no mínimo 2 anos de atuação.
- Certidões negativas de infrações éticas.
- Dispor de ambiente e equipamentos adequados, instalações comerciais deveram atender as normas legais e obter parecer favorável feito pelos psicólogos indicados. E terão seus locais de trabalho vistoriados pela Polícia Federal, para verificação das condições de atendimento para a realização da avaliação
- Certificado que ateste sua aptidão para a aplicação dos instrumentos psicológicos previstos.
- O processo de cadastramento dura em torno de 180 dias
O processo de avaliação psicológica envolve três ferramentas:
- Entrevista,
- Testes,
- observação.
A primeira é importante para compreender o contexto de vida do sujeito e o objetivo que o leva ali, por qual finalidade ele quer ter o porte de armas, se é para o trabalho ou para garantir sua segurança, entre outras questões relevantes.
Na segunda etapa são utilizados testes psicológicos objetivando mais
veracidade em relação ao perfil da pessoa. Durante o processo é empregado a técnica da observação, esta pode mostrar ao profissional, por exemplo, comportamentos agressivos ou sinais de sono.
TESTES PSICOLOGICOS
São procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas dos indivíduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos.
TIPOS DE TESTE
Teste expressivo; O teste de personalidade, chamado expressivo, se refere ao tipo de resposta que os indivíduos dão diante de uma mesma tarefa. Eles devem ser avaliados e interpretados tanto manualmente quanto pelo sistema informatizado de correção
Teste de atenção difusa; os testes que avaliam a atenção difusa são caracterizados por classificarem e padronizarem as funções mentais representadas basicamente pelos sistemas atentivos. Ele fornece uma medida referente à capacidade da pessoa dividir a atenção, ou seja, a capacidade para procurar mais de dois estímulos simultaneamente.
Teste de atenção concentrada; buscar avaliar a capacidade de uma pessoa em selecionar apenas uma fonte de informação diante de vários estímulos que podem causar distração em um tempo pré-determinado.
Teste projetivo; Proporcionam a possibilidade do candidato de projetar sua estrutura de personalidade, além do acesso às suas vivências internas, aos conflitos e seus desejos, acessando o mundo dos sentidos, significados, padrões e sentimentos, revelando aquilo que o sujeito não pode ou não quer dizer.
Teste de memória; avaliam a memória visual por meio de estímulos figurais, num curto período de tempo, o sujeito deve observar e memorizar. Após o período de memorização, ele deve descrever os itens que lembrar, dentro do tempo limite.
Teste Pfister
avalia aspectos da personalidade, destacando principalmente a dinâmica afetiva e indicadores relativos a habilidades cognitivas do indivíduo.
O Teste Pfister contém um jogo de três cartões com esquemas de uma pirâmide subdividida em 15 quadrados e um jogo de 50 quadrículos coloridos divididos em 24 tonalidades. A tarefa do sujeito é montar as pirâmides, uma a uma, com os quadrículos coloridos. É analisada a freqüência das cores usadas, bem como a forma em que o sujeito distribuiu os quadrículos pela pirâmide.
Teste Zulliger
Avaliar os construtos psicológicos básicos: capacidade de desempenho, objetividade, ansiedade, depressão, controle geral e emocional, funcionamento do pensamento lógico, integração humana e outros aspectos da personalidade.
Com base nos resultados de cada etapa, o psicólogo elabora um laudo, que será apreciado pela Polícia Federal.
INDICADORES PSICOLOGICOS
- Controle emocional; (Estimulo interno ou externo, uma situação, um fato que ocorre, como uma pessoa vai agir diante dessa situação; como a pessoa lida com a emoção de raiva, espera-se que a pessoa reconheça a emoção e a controle, de forma que ela possa de adequada a situação em que ela está inserida. Diferente de uma impulsividade e agressividade onde o sujeito não tem a capacidade de controlar.)
- Adaptabilidade e flexibilidade; Capacidade de diversificar o nosso comportamento de moto adaptativo, atuar de forma adequada para as exigências de cada situação. Não deixar a emoção tomar conta.
- Auto critica; Saber analisar os próprios atos. Nossa capacidade de criticar aquilo q a gente faz e pensa. Só assim é possível perceber um erro cometido e a partir dessa percepção, a gente corrigir. Muito útil para o auto desenvolvimento e amadurecimento pessoal.
- Iniciativa; Capacidade de influenciar o curso dos acontecimentos, colocando-se de forma atuante, não passiva diante das necessidades, de tarefas e situações. Tal capacidade implica em uma disposição de agir, empreender uma situação, tomando a frente de uma situação.
- Autoconsciência; Consciência de si, dos seus próprios atos, a pessoa ter o comportamento adequado na sociedade, é uma pessoa que não deixa a emoção dominar as ações dela, sabe lhe dar com sentimentos negativos, tipo a raiva, a culpa, a inveja, o medo. É importantíssimo pra uma pessoa que vai ter uma arma na mão. Ela tem controle dos seus sentimentos. Uma pessoa dominada pela raiva, entra em um nível de ansiedade e agitação, ela explode, se irrita, fala coisas absurdas, faz coisas absurdas, fica totalmente cega, sem medir as consequências sobre o que aquela ação pode provocar.
RESTRITIVOS
Os fatores restritivos, determinados pela Polícia Federal, que devem ser detectados se relacionam à transtornos, distúrbios e perturbações, os quais estarão descritos no DSM-5 ou no CID-10, por exemplo. Isso significa que uma pessoa que tem um transtorno grave de personalidade não pode portar ou possuir uma arma de fogo.
...