Considerando a Disciplina de Técnicas Psicométricas
Por: Jonas Frühwirth • 4/7/2016 • Relatório de pesquisa • 446 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
- RELATÓRIO PSICOLÓGICO - Teste R1
1.1 IDENTIFICAÇÃO:
Relator:
Interessado:
Grau de instrução:
Data:
- DESCRIÇÃO DA DEMANDA:
Considerando a disciplina de técnicas psicométricas, o objetivo dessa atividade é a aprendizagem sobre a aplicação do teste não verbal de inteligência, para a averiguação da mesma. Utilizando a aplicação no aluno que irá se auto-analisar, dessa forma adquirindo conhecimento.
- PROCEDIMENTOS:
Tendo em vista a lei nº 4.119/62 que regulamenta e cria a profissão do psicólogo, dando ao profissional o direito de realizar suas funções como (Art. 4º): Diagnóstico psicológico, orientação e seleção de profissionais, orientação psicopedagógica, solução de problemas de ajustamento.
- ANÁLISE:
Para que a analise seja descrita é necessário entendermos qual o conceito de inteligência esclarecendo o desenvolver desse teste. Porém na psicologia não existe consenso sobre esse conceito. Cada teórico que estuda esse tema, apresenta uma definição diferente. “Etimologicamente”, o termo inteligência procede do verbo latino intelligo, que significa, exclusivamente a faculdade de compreender. Com efeito poderíamos dizer que pensar, isto é, a faculdade de pensar, equivale a conhecer e compreender. Conhecer é representar mentalmente um objeto qualquer, diferenciando-o claramente de outros por suas múltiplas qualidades e facetas. Compreender é entender, captar as relações que este objeto pode ter com os outros. Platão considerava a capacidade de aprender como um aspecto de inteligência.
Esta análise foi baseada na aplicação do teste R-1, do qual se averigua a inteligência não verbal do individuo, levando em conta seu desempenho em suas respostas em um limite Máximo de tempo de 30 minutos. A aplicação do teste foi em um ambiente coletivo, sentando-se em cadeiras com espaços suficientes para colocar o caderno e a folha de respostas. As instruções padronizadas foram lidas pelo psicólogo que aplicou o teste. O ambiente no momento da aplicação do teste estava em constante silêncio, e não houve nenhuma interrupção, contribuindo para que o aluno ficasse concentrado em suas respostas. O resultado obtido pelo indivíduo foi médio superior, levando em conta o protocolo avaliado, referindo-se a um examinado do sexo masculino, com escolaridade superior incompleta. O examinado errou as questões 34,36,37,38,39,40, com uma pontuação de 34 e um percentil de 75, nota-se que as alternativas mais utilizadas foram C, D e F.
- CONCLUSÃO:
Através da análise anterior, conseguimos perceber que com o resultado obtido pelo avaliado, nota-se que sua capacidade em aprender é um pouco superior a média registrada, e que não há dificuldades da parte do individuo em aprender, conforme o conceito de inteligência para Platão, e também considerando que o ambiente estava em um estado do qual não interferiu no desenvolver do teste, concluindo que não existe nenhuma dificuldade.
...