Estagio Ambiente e Espaço não Escolar
Por: Ana Rita Camilo Dos Santos Camilo • 23/10/2021 • Trabalho acadêmico • 5.514 Palavras (23 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
2 REGIMENTO ESCOLAR 6
1 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA 7
1 PLANO DE AÇÃO 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo, relatar o processo de gestão em espaço escolar e não escolar. O objetivo desse relatório é aprofundar o conhecimento do trabalho desenvolvido durante o período de estagio, apesar de não ser presencialmente devido o momento que estamos passando da pandemia da covid19. O presente artigo do estágio em Gestão Escolar e espaço não escolar. tive como fonte de informação :artigos, vídeos e textos de apoio. Porém as diretrizes curriculares do curso de pedagogia não são apenas para escolar, mas abrange outras áreas dentro do contexto político, social ,cultural, econômico ,empresarial e institucional, mostrando que a pedagogia não está apenas para o exercício em sala de aula e sim na formação de um profissional critico capaz de criar e construir conceitos práticos evoluído e transformando a sociedade. O curso de pedagogia destina-se a formação de professor nas funções de magistério, Educação infantil anos iniciais e do Ensino Fundamental e Ensino Médio no apoio escolar e na gestão escolar e em todas as áreas quem compete a função do pedagogo. Nesse sentido as atividades docentes incluem o profissional pedagogo em hospitais, museus, presídios e empresas. Onde o Pedagogo vai vislumbrar suas aptidões nesses campos a ampliação dos seus conhecimentos.
Os Estudiosos explicam que o pedagogo geral de realizar diagnóstico que a partir do mesmo faz um levantamento das necessidade e falhas existente no processo de Ensino e aprendizagem usando as estratégias adequadas para determinada situação ou grupos de individuo ,defendendo a ideia de que o ensino e aprendizagem limitam-se aos muros da escola, pois o conhecimento está presente em todas as áreas seja elas: social ,cultural, institucional ,educacional e empresarial.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A leituras teóricas define o pedagogo como um profissional importante com capacidade de atuar em ambiente escolar e não escolar, podendo atuar na área de administração escolar, supervisor orientador ou diretor de escolar, é um profissional especialista em educação, atua dentro das escolas no processo de aprendizagem, dando apoio educacional que fortalece a construção do conhecimento da pedagogia, relacionada diretamente com atividades do professor.
O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, é um articulador no processo de formação cultural, é um mediador no processo do ensino e aprendizagem que garante a consistência das ações pedagógicas e administrativa.
Segundo Libânio (2004)afirma que: planejar , Gerir e acompanhar todas as atividades didáticas e pedagógicas da escola e da sala de aula, o objetivo da pedagogia é atingir níveis satisfatório de qualidade cognitiva e operativa da aprendizagem dos alunos, que segundo a teoria de Gil (22002)e Marcone Lakato (2003), O pedagogo mesmo atuando nos espaços não escolar como: hospitais, empresas, turismo, museu, recreação comunicação social dentre outros, o pedagogo ocupa a posição de educador mesmo sendo em ambientes diferentes.
No histórico do curso de pedagogia descreve a pedagogia como uma prática educativa com a finalidade de ensinar a teoria e a pratica que amplia, estimula e aprimora e enriquecendo o saber e disponibilizando a sociedade conhecimentos científicos. A pedagogia deu-se origem na Grécia antiga e em Roma onde o pedagogo tinha apenas a função de educador, com o passar dos anos a pedagogia foi se aprimorando e abriu-se espaço para o pedagogo atuar em outas áreas Libânio (2006) observa a pedagogia como campo de conhecimento para desenvolvimento educativo. Criado em 1939 o curso de pedagogia tinha o objetivo de educar crianças nos anos iniciais, como também a atuação do pedagogo na gestão educacional, que após alguns anos , o método passou por algumas reformulação, com a reforma Universitaria que aconteceu em 1968, com o parecer CEF nº 25216 unificando os cursos que passaram a ter duração de quatro anos, onde o licenciado pode desempenhar suas atividades escolar desde, e também por disciplinas chamado de ciclo de ensino secundário.
...