Impressões Diagnosticas do Filme Estranho no Ninho
Por: Carol Almeida • 3/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 553 Palavras (3 Páginas) • 1.111 Visualizações
Centro Universitário Christus[pic 1]
Pós Graduação Neuropsicologia – 10ª Turma
Módulo Psicofarmacologia/ Psicopatologia
Aluna: Caroline de Almeida Cardoso
- Coloque suas impressões disgnósicas sobre o paciente do filme “um estranho no ninho” e justifique.
Analisando a personagem do filme “um estranho no ninho” MacMurphy, pode-se a chegar a hipóteses diagnósticas se utilizando as seguintes principais características: Capacidade de indução, persuasão, ludibriamento e manipulação, uma irritabilidade patológica, grande compulsividade, não se conformar com normas sociais.
MacMurphy tem uma capacidade de indução de seus sentimentos aos outros, como se fosse necessário que os outros se afirmem nos sintomas de MacMurphy. Pode se ser visto na cena que faz a votação para assistir os jogos do campeonato. Levando assim a percepção de outro comportamento muito frequente deste personagem, o de manipulação. MacMurphy exerce o seu poder de indução em todas as pessoas que o cercam no hospital mental, desde o “Chefe”, um nativo americano interno no hospital, e ate mesmo o segurança noturno.
O indivíduo mostra uma irritabilidade patológica observada através de sua forma de receber os estímulos externos, de sua maneira hostil de responder as pessoas a sua volta, pelo qual até foi um dos motivos que prenderam ele na penitenciaria rural, agressão. Para exemplificar, existe a cena que ele se irrita só porque esta tocando uma música e ele diz que não consegue se concentrar, outra cena é a quando ele se nega a tomar os remédios prescritos, em um momento do filme chega a agredir tanto a enfermeira quanto os seguranças do hospital.
O personagem apresenta atos compulsivos, em uma cena é visto em sua entrevista logo com o psiquiatra do hospital mental, MacMurphy afirma está lá porque “ Brigo e trepo demais”, mostrando assim atos compulsivos também de cunho sexual. Apresenta também comportamento laboral irresponsável junto com a incapacidade de obedecer normas e regras, no filme, ele pula a cerca do hospital com ajuda de um paciente, quer burlar as regras do hospital para assistir a televisão o jogo de futebol. Em outro momento rouba o ônibus e um barco para levar os outros pacientes para pescar, leva duas mulheres para dentro do hospital mental, contra pondo todas as normas sociais.
Colhendo essas características do personagem do filme, cheguei a duas hipóteses diagnósticas: Transtorno de Personalidade Histriônica e Transtorno de Personalidade Ant-social.
Os indivídios com T. P. Ant-social e T. P. Histriônica compartilham de uma tendência para a impulsividade, superficialmente e busca de excitação , sedução , irresponsabilidade e manipulação , mas as pessoas com T. P. Histriônica tendem a ser mais exageradas nas emoções e não se envolvem caracteristicamente, em comportamentos Ant sociais.
...