Inteligencia emocional
Por: meeeerin • 25/8/2015 • Trabalho acadêmico • 366 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
1. Temos duas mentes, a que raciocina e a que sente. Isso forma a construção da nossa vida mental. A mente racional é o modo de compreensão, estado de consciência onde se pode parar para pensar, ponderar e refletir. Por outro lado temos o lado da impulsividade, muitas vezes ilógico, quando agimos com a emoção, a mente emocional. Essas duas mentes na maior parte do tempo trabalham em harmonia. Quando a pessoa se apaixona, a mente emocional acaba assumindo o comando, nesses casos, principalmente quando se trata de uma desilusão amorosa, em primeira instancia, é muito difícil que a pessoa consiga agir racionalmente, a mente racional passa a exercer função conforme a pessoa se sinta obrigada a pensar sobre a dor e os motivos causados por ela.
2. O neocortex é a sede dos pensamentos, contém centros que reúnem e compreendem o que os sentidos percebem. Acrescenta a um sentimento o que pensamos dele. A vantagem para a sobrevivência deve-se ao dom do neocórtex de criar estratégias, planejar a longo prazo e outros artifícios mentais. Os triunfos da arte, civilização e cultura, são todos frutos do neocórtex. é ele que cria as relações mães e filhos, ele abriga a sutileza e a complexidade da vida emocional, como a capacidade de ter sentimentos sobre os nossos sentimentos.
3. A amigdala humana é situada acima do tronco cerebral, perto da parte inferior do anel límbico. São responsáveis por grande parte da aprendizagem e da memória do cérebro; a amigdala é especialista em questões emocionais.
4. Gera um momento automatico de impulsividade, sem que o individuo consiga pensar na atitude tomada. é como se o mesmo desligasse da tomada e o arrependimento só viesse tempo depois quando se da conta do que fez.
5. Está relacionada ao planejamento de comportamentos e pensamentos complexos, expressão da personalidade, tomadas de decisões e modulação de comportamento social. A atividade básica dessa região é resultado de pensamentos e ações em acordo com metas internas.
6. a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros.
7. Conhecer as próprias emoções, gerir as emoções, reconhecer as emoções dos outros, gerir relacionamentos, motivar-nos a nós próprios
...