O PARECER PSICOLÓGICO
Por: 45217015 • 14/8/2015 • Trabalho acadêmico • 562 Palavras (3 Páginas) • 12.806 Visualizações
[pic 1]
UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina
PARECER PSICOLÓGICO
Em Abri de 2015, Flavia Domingos Ribeiro Alves, 31 anos, foi convidada a participar de uma atividade prática referente à disciplina de Avaliação Psicológica com a finalidade de investigar o funcionamento de sua personalidade através de instrumentos projetivos. Os responsáveis pela referida avaliação foram os acadêmicos do quinto semestre de psicologia: JadinaPilon (matrícula 460900), Laura ( matricula ), sob a orientação da Psicóloga e Professora Adriana de Oliveira Limas Cardozo, CRP 12/02285, sendo as atividades desenvolvidas no período de Abril de 2015 a maio de 2015. As sessões de entrevista, aplicação dos testes e a devolutiva ocorreram no Serviço de Psicologia da UNISUL.
Este parecer psicológico foi elaborado com base em uma entrevista estruturada, G36, bem como na aplicação de dois (2) testes projetivos: o HTP (desenho da casa, árvore, pessoa) e o Teste de Apercepção Temática (TAT).
O objetivo da entrevista foi estabelecer um rapport com a solicitante, bem como coletar informações relevantes sobre o relacionamento pessoal, interpessoal e social.
Para propósitos diagnósticos, o H-T-P fornece informações, que, quando relacionados à entrevista e a outros instrumentos de avaliação, podem revelar conflitos e interesses gerais dos indivíduos, bem como aspectos específicos do ambiente que ele ache problemáticos.
Quanto à finalidade do TAT, trata-se de uma técnica que revela emoções, sentimentos, impulsos, complexos e conflitos da personalidade. A importância, portanto, desse teste é trazer à tona os conteúdos inconscientes que a pessoa não quer aceitar ou não consiga admiti-los pelo fato de não estarem a nível consciente.
Conforme os dados coletados na entrevista, a solicitante apresenta Ansiedade, devido relatos de várias reprovações no teste psicológico do Detran. No relacionamento interpessoal não se observam conflitos.
Com base na análise dos testes de H.T.P., verificou-se que a solicitante apresenta como características: ansiedade.
Com relação ao teste G36, o percentil obtido foi de 70 que permite classificá-la como médio. Foi cometido um total de 13 erros, sendo 1 do tipo A (item 30), quando o sujeito continua a raciocinar por identidade e não por analogia, 04 erros do tipo B (itens 16, 22, 27 e 29), que são ocasionados pela falta de compreensão do problema, o que leva a pessoa a dar uma resposta qualquer, sem relação com o problema, por sorte e 08 do tipo c (itens 18, 20, 21, 24, 26,35 e 36), que acontece quando o sujeito tem um raciocínio analógico de maneira incompleta, embora tenha percebido a relação entre os dados do problema. Sendo a maior parte do grupo C, podemos concluir que, na maioria das vezes, a examinada possui maior dificuldade com raciocínio analógico, sendo que este incompleto.
Conforme os dados obtidos nas dez pranchas do Teste de Apercepção Temática (T.A.T) aplicadas em Flavia, pode-se perceber características relevantes quanto à sua dinâmica psíquica. Como características gerais, apresenta insegurança e conflito.
Diante de conflitos e dilemas, apresenta características específicas de passividade e insegurança, sendo difícil ultrapassar as barreiras para resolver seus questionamentos. Percebe-se, também, conflito interno, que revela posição ambivalente diante da resolução de conflitos externos. Quanto às emoções, a solicitante apresenta conflitos, abatimento, medo, ansiedade. No que se referem às pressões ambientais, demonstra agressão as social, dominância e agressão verbal. .
...