Os Princípios Psicológicos Básicos
Por: larissaborri • 30/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.093 Palavras (5 Páginas) • 247 Visualizações
- INTRODUÇÃO
O estudo das emoções é de grande importância desde os mais remotos tempos, pois ajuda no entendimento das patologias associadas ao aspecto emocional. Esse estudo sofreu um grande avanço particularmente interessante nas áreas Sociais e Humanas. Ao nascer, o ser humano traz emoções básicas, como o medo, tristeza, raiva e alegria, emoções importantíssimas quando se diz respeito à sobrevivência das espécies. (LOPES, R.B. 2011)
Esse estudo aponta a emoção numa interação relacional humana, como um processo adaptativo do homem aos processos dinâmicos sociais. (LOPES, R.B. 2011)
A emoção envolve a pessoa toda, a mente e o corpo, reação complexa desencadeada por um estímulo ou pensamento envolvendo reações orgânicas e sensações pessoais. È uma resposta que envolve uma reação observável, uma excitação fisiológica e uma interpretação cognitiva. (PINTO, 2011)
- OBJETIVO
O objetivo do presente trabalho é observar e descrever a emoção de uma pessoa ao observar um vídeo que tem como conteúdo melhorias de relacionamento entre pacientes infantis com câncer que ficam internados por muito tempo nos hospitais e seus familiares, com a criação de um ursinho de pelúcia que contém um dispositivo possível de fazer gravações de áudio de familiares e amigos para o paciente.
- METODOLOGIA
3.1 Local:
O presente trabalho será realizado na casa do observador, localizada na cidade de Mococa/SP
3.2 Participante:
Participará do presente estudo um homem de 27 anos, solteiro, ensino médio completo e empregado na área de eletrônica.
3.3 Materiais:
Será utilizado um vídeo localizado no site Youtube. As observações e reações serão registradas pelo aluno no seu caderno com caneta azul, computador para a digitação do trabalho, impressora e toner para a impressão do trabalho.
3.4 Procedimento:
Será explicado a um jovem o objetivo do trabalho e será lido o Termo de Consentimento (ANEXO A), após a aceitação, será realizado o estudo.
- RESULTADO
O vídeo foi visto no computador do observado, o vídeo é curto com duração de 3:57min., com título de “Conheça o ursinho Elo do Hospital Amaral Carvalho”.
No começo do vídeo, o observado disse que achava que já havia visto o vídeo, mas ao decorrer do vídeo ele percebeu que nunca havia visto e me falou.
Durante o vídeo, o observado comentou comigo como deveria ser difícil tanto pras crianças quanto pros familiares aquela situação. Por muitas vezes, ele assistia ao filme e sorria, curvava se sobre a mesa para se aproximar mais da tela com o intuito de melhorar sua atenção.
Percebi que em alguns minutos seus olhos se encheram de lágrimas, mas não ao ponto de escorrer.
No fim do vídeo pergunto ao observado o que ele achou, o mesmo me responde que achou essa atitude boa, pois mesmo sendo pouco aproxima um pouco o paciente dos familiares, que é bem emocionante, pois imagina a vida que os “pequenos” leva no hospital longe da família.
- DISCUSSÃO
A elaboração e montagem do trabalho foi tranquila. O observado foi claro em suas respostas.
O objetivo do presente trabalho foi atingido, foi possível entender na prática que as pessoas com estimulo demonstram emoções diversas, mas que são perceptíveis.
Instituto de Ciências Humanas[pic 1]
Curso de Psicologia / CEPPE – Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
1. Nome do projeto: Emoção
2. Objetivo Geral: Observar e descrever a emoção de um jovem ao observar um vídeo emocionante de pacientes infantis com câncer.
3. Procedimentos: Um vídeo do site Youtube que retrata uma criação de um ursinho de pelúcia com a possibilidade de fazer gravações de áudio.
4. Garantia de acesso: em qualquer etapa do estudo, você terá acesso aos profissionais responsáveis pela pesquisa para esclarecimento de eventuais dúvidas. O principal investigador é a Professora Marina Ceres Silva Pena, que pode ser encontrado no endereço R. Santa Teresinha, 160 - Centro, São José do Rio Pardo - SP, telefone (19) 3681-2655. Se você tiver alguma consideração ou dúvida sobre a ética da pesquisa, entre em contato com o CEPPE – Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação – Rua Dr. Bacelar, 1212 – Vila Clementino – CEP 04026-002 - São Paulo – Capital – tel.: (11) 5586.4204 – e-mail: ceppe@unip.br.
...