RESUMO: ASSÉDIO MORAL PERMEIA AMBIENTE DE TRABALHO
Por: Danielizinha • 25/8/2019 • Resenha • 285 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
RESUMO: ASSÉDIO MORAL PERMEIA AMBIENTE DE TRABALHO
O assédio moral é a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes,desqualificadas,intencional,discriminativas e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. Cada vez mais está mais comuns nas empresas pois o ambiente é hipercompetitivo, acabam criando grupos em que as relações interpessoais ganham outro caráter, passando a ser superficiais e utilitárias. Podemos ver comportamentos e atitudes abusivas, que podem ser expressas através de palavras de gestos, de sinais, verbais ou não verbais que atentam contra a dignidade e a identidade das pessoas.
Identificar o agressor extremamente é difícil pois a imagem que projeta de si mesmo é sempre bastante positiva, ele tem claras suas limitações, deficiências e incompetência profissional, sendo consciente do perigo constante a que está submetido em sua carreira. É o conhecimento de sua própria realidade o que os leva a destroçar carreiras de outras pessoas. Pode-se somar o medo de perder determinados privilégios, e esta ambição empurra a eliminar drasticamente qualquer obstáculo que se interponha em seu caminho, e ele está consciente do que faz. Para ser a vitima de um assédio,não existe um perfil psicológico determinado, pode ser qualquer um objeto deste acaso. A vitima passa por três fases no qual a primeira não sabe o porque está ocorrendo tal fenômeno, a segunda aparece os pensamentos repetitivos e a obsessão pela agressão sofrida e a terceira fase de marginalização e pode desembocar no abandono do trabalho por parte da vítima. Em casos mais extremos os trabalhadores acuados podem chegar ao suicídio.
As pessoas não vê que ao longo prazo quem vai saber prejudicado vai ser a organização,elas acham que o medo gera produtividade e continuam praticado tal atitude covarde.
...