Relatório de Psicologia Comportamental
Por: ManuelaParizotto • 8/7/2015 • Relatório de pesquisa • 938 Palavras (4 Páginas) • 1.067 Visualizações
Experimentadores: Cali Dione Barbosa Fialho e Manuela Gil Parizotto
Sujeito: 003 Turma: Noturno – 2ª aula
Exercício: nº 03 - CRF
Data: 24/09/2014 e 01/10/2014
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho, está relatado o terceiro experimento com o sujeito, sendo este um rato albino, aonde o foi realizada experimento de esquema de reforço contínuo (CRF).
Segundo Moreira e Medeiros (2007) e Gomide e Dobrianskyj (1993) quando um novo comportamento é aprendido, ele deve ser fortalecido, ou seja, deve ser reforçado continuamente para que sua aprendizagem seja consolidada. Isto é feito reforçando-se todas as respostas alvo emitidas. Nesse caso, a resposta alvo é a de pressão à barra e o reforço é a apresentação de água.
- OBJETIVO
- Observar o que acontece quando uma gota d’água é liberada após a emissão de cada resposta de pressão à barra.
- PROCEDIMENTOS
Em ambos os experimentos foram realizados os seguintes procedimentos: primeiramente a Caixa experimental foi ligada, a água foi colocada na cuba sendo observado se o nível da água era suficiente para cobrir o bebedouro, o funcionamento do caixa foi testada, sendo testada a chave de controle do reforço no manual e no automático, secado a água que estava no bebedouro e preenchido o cabeçalho da folha de registro.
Após isso o sujeito, que estava privado de água por 48 horas, foi trazido do biotério e colocado na caixa experimental e a partir deste momento foi ligado o cronometro e a chave de controle do bebedouro colocada na posição automático, sendo feitas as anotações na Folha de Registro de minuto a minuto. Sendo que no experimento CRF I nos primeiros 10 minutos foram registrados todos os comportamentos emitidos pelos sujeitos, e nos 30 minutos seguintes foram registrados somente as pressões a barra (PB). Enquanto no CRF II foi registrado somente o comportamento de pressão a barra nos 40 minutos do experimento.
Ao o término da sessão, o sujeito foi levado para o biotério, sendo colocado água para o mesmo, e por último foi feita a limpeza da caixa experimental e da bancada com algodão e álcool.
- RESULTADOS
O experimento CRF I teve duração de 40 minutos. Aonde os primeiros minutos foram registrados todos os comportamentos emitidos pelo sujeito. Sendo que até o décimo minuto os comportamentos emitidos foram, o de pressão a barra, farejar, erguer, coçar-se, lamber ou morder a caixa, para que fosse feito um comparativo dos comportamentos emitidos no exercício de Nível Operante, conforme demonstrado na Figura 1.
[pic 1]
Figura 1: Comparação dos comportamentos emitidos pelo sujeito nos exercícios de Nível Operante e CRF I
O comportamento de pressão a barra pode ser observado em número bem mais elevado de vezes, sendo 6 vezes no Nível Operante e 82 vezes no CRF I. Enquanto seus comportamentos naturais apareceram em menor quantidade, como o de farejar que foi observado 75 vezes no N.O e somente 36 no CRF I, e o de erguer-se ocorrendo 31 vezes no N.O e 15 no CRF I.
Ainda foram observados nos experimentos CRF I e CRF II o comportamento de pressão a barra por 40 minutos, apresentando uma variação na quantidade conforme demonstrado na Figura 2.
[pic 2]
Figura 2: Frequência acumulada da resposta de PB no exercício de CRF (I e II)
Pode-se observar que houve um aumento do comportamento de PB do primeiro para o segundo experimento, ocorrendo 114 vezes no CRF I e 141 no CRF II. Sendo que em ambos a maior frequência do comportamento foi observado nos primeiros 15 minutos. O sujeito ainda apresentou momentos de saciação após estes minutos iniciais tanto no CRF I quanto no CRF II, podendo ser observado no 15º até o 20º minuto no CRF I e do 20º para 25º minuto no CRF II, por exemplo.
...