Relatório: A Boca do senhor sapo
Por: Gabriela Viegas • 3/11/2017 • Trabalho acadêmico • 335 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Liliane de Jesus
Paôla Amaral
Leyla Dayana
Mardhane Gusmão
Gabriela Nakatani
Raína Oliveira
PSICOPATOLOGIA I
SÃO LUÍS
2017
Faculdade Pitágoras
Psicopatologia I
Professora: Nilzangêla Lima Medeiros
Psicologia - 4 período - vespertino
O material escolhido para ser trabalhado foi a história infantil “A boca do senhor Sapo”, que tem como objetivo abordar o amor e amizade, respeitando as diferenças de cada um. O ambiente foi a Escola Evangélica Betel, localizada no bairro do Jardim Tropical, em São José de Ribamar. Sendo o nosso público alvo, as crianças do primeiro ano (alfabetização) do turno matutino, com idade de 6 e 7 anos. Aproveitando para abordamos um assunto recente e de suma importância nos dias atuais; o autismo. Principalmente por conter um aluno autista na sala de aula em que apresentamos o trabalho. Sabendo que o autismo é um transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social, procuramos explicar de maneira bem acessível às crianças, as características de um autista e procurar elucidar suas duvidas, caso surgissem. Durante o projeto contamos diversas histórias complementares e ao final de cada história complementar sempre havia uma conversa informal com os alunos para que pudessem entender o objetivo de cada tema trabalhado, sempre enfatizando as diferenças. Foram histórias maravilhosas e as crianças conseguiram entender direitinho os objetivos, citando até alguns exemplos pessoais.
Em sala de aula, exploramos a criatividade (fazendo uso da dinâmica de desenho sobre as diferenças), a inibição, e o lúdico desse projeto. Fizemos a história coletiva, onde todos os alunos participaram e se empolgaram expondo seus pensamentos.
Acredito que todos os objetivos das atividades fora alcançados e que as crianças aproveitaram tudo com alegria, dedicação e amor.
...