Resenha sobre Avaliação do estado Mental
Por: Janaina Machado • 28/8/2016 • Resenha • 359 Palavras (2 Páginas) • 934 Visualizações
Resenha Crítica do Texto Avaliação do Estado Mental
O artigo a Rotina de Avaliação do Estado Mental relata algumas etapas do exame do estado mental. Este exame deve fazer parte do exame clínico do paciente, não devendo ficar a cargo somente do psiquiatra e poderá ser feito em hospital, posto de saúde, consultório particular entre outros.
Inicialmente são avaliados alguns aspectos como: Aparência (modo de andar, postura, roupas, adornos, maquiagem, higiene, cabelos, atitude, humor ou afeto predominante. É extremamente importante que sejam anotadas o maior número de características do paciente para que se possa fazer uma análise comparativa como por exemplo: uma pessoa curvada pode ser tristeza, depressão. Uma pessoa com muitos adornos extravagantes pode representar histeria. Só temos que tomar cuidado ao fazer pré julgamentos, pois um diagnóstico é feito após muita observação e estudo do paciente.
Outro aspecto bastante importante a ser observado é atividade psicomotora. A atividade psicomotora refere-se à maneira como a atividade física se relaciona com o funcionamento psicológico. Um paciente em agitação psicomotora se mostra bastante agitado, caminha bastante, não consegue ficar parado. Outra característica de alteração psicomotora é o cruzamento e descruzamento de pernas, rabiscar, mexer no cabelo em ritmo acelerado constantemente. Já o retardo psicomotor é a lentidão geral dos movimentos, usualmente acompanhado de humor deprimido.
O comportamento do paciente em relação ao examinador pode variar muito, dependendo de cada paciente e situação. Ele poderá ser amigável, hostil, sedutor, defensivo, cooperativo. Inicialmente os pacientes são reservados, não querendo muito expor suas experiências ao examinador, por vergonha ou medo. Outros já são mais falantes e colaborativos fornecendo informações ricas a partir de menos perguntas.
O examinador deve relatar também o que observou sobre a fala do paciente, se é rápida, lenta, volúvel, prolixa, tensa, monótona. Também pode ser observados defeitos na fala como gagueira ou tiques vocais.
Deve ser observado também que impressão em relação aos sentimentos despertados foram deixados pelo paciente. Exemplo: Pena, tristeza, irritação.
As funções mentais podem ser avaliadas sob vários aspectos como consciência, atenção, sensopercepção, orientação, memória, inteligência, afetividade e humor, pensamento, juízo crítico, conduta e linguagem.
O estado mental também pode ser avaliado através das funções psicofisiológicas como sono, apetite e sexualidade.
...