Sindrome Edwards
Por: dayane18menezes • 30/11/2015 • Trabalho acadêmico • 490 Palavras (2 Páginas) • 1.596 Visualizações
Síndrome de Edwards
A síndrome de Edwards foi registrada pelo medico inglês John Edwards na década de 1960. Não há comprovação especifica de causas hereditárias relacionada à síndrome de Edwards, sendo que, para alguns especialistas a síndrome é reconhecida como um acidente genético.
Caracterização
[pic 1]
Síndrome de Edwards
- Fatores de risco
- Expectativa de vida
- Prevalência
Diagnostico
- Durante a gestação
- Analise cromossômica das células
Acompanhamento a crianças com síndrome de Edwards
- Muito debilitadas e frágeis
- Com baixo peso
- Desnutrição
- Infecções
- Falta de resistência
-Não existe uma terapêutica curativa referente à síndrome de Edwards
-O tratamento consiste em acompanhamento com médicos neurologistas, cardiologistas, ortopedistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e pedagogas.
[pic 2]
A Síndrome de Edwards e a Educação Escolar.
Algumas características que os portadores da trissomia 18 apresentam são retardo mental, retardamento físico, a baixa expectativa de vida, entre outras.
De acordo com uma pesquisa de campo realizada e com diversos artigos pesquisados, podemos perceber que as crianças portadoras da síndrome de Edwards dificilmente passam dos 12 meses de vida e que são raros os casos que conseguem chegar à adolescência.
Inclusão:
A inclusão escolar e social exige mudança de mentalidade, mudança nos modos de vida, muitas reflexões e, como princípio fundamental, valorizar a diversidade humana (STRIEDER e ZIMMERMANN, 2010).
É importante que cada instituição de ensino possua um plano claro organizado, para pais e funcionários, demonstrando os projetos e metodologias utilizadas para a inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais (NEVES, 2005).
Metodologia
A dificuldade maior é a comunicação com esses portadores, a linguagem oral é praticamente inexistente. Daí a necessidade de outros tipos de linguagem e expressões que devem ser exploradas no ambiente escolar.
Tais procedimentos (jogos) envolvem a educação psicomotora numa concepção que tem por base o princípio de interligação entre a atividade motora e o desenvolvimento cognitivo – e o jogo como forma de ensino -, mediados pela linguagem oral, motora, por objetos e figuras. Aguiar (2008, p.13).
Como diz Piaget (1976). Os jogos são importantes pois estão ligados diretamente ao desenvolvimento mental da criança e o aprendizado adquirido por este tipo de atividades lúdicas que proporcionam uma assimilação do real.
Familia:
Os pais de crianças com necessidades especiais se tornam também portadores de necessidades especiais e precisam de apoio e orientação, pois são eles que irão fazer a intermediação da inclusão de seus filhos junto a comunidade e a escola (MACIEL, 2000).
Atuação do Psicopedagogo
...